Animação de loading

Vai ter novidades como O Espaço da Mente e o Hotel Parque Serra da Lousã

VII Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco

O VII Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco realiza-se no Parque Biológico da Serra da Lousã, onde às ​9​h00 será feita a receção a Confrarias e confrades, no dia 8 de novembro. As novidades deste Capítulo prendem-se com uma visita guiada ao Espaço da Mente, pelas 1​2​h00, sendo o “Jantar da Matança” realizado pelas 14h00 no Hotel Parque Serra da Lousã.

Mas já um dia antes, no sábado, existe um programa para os confrades que desejem passar a noite no novo Hotel Parque - o Hotel dos Deuses entre a Natureza e a Espiritualidade- com wellcome drink, visita ao Parque Biológico e jantar no Restaurante Museu da Chanfana.

No domingo, após a receção, terá lugar o “Desjejum”, com Sarrabulho, Presunto da Matança de 2014, Orelha de Porco, Enchidos Grelhados e Bucho Recheado, Pão e Broa, Espumante, Vinhos Branco e Tinto, Sumos e Águas.

A visita ao Espaço da Mente está programada para as 1​2​h00, ​depois da missa às 10h30, com desfile até à Câmara Municipal e Foto de Grupo. Pelas 12h30 decorrerá a entronização dos novos confrades no Parque Biológico, com recriação da “Matança do Porco” pelo Rancho Etnográfico “As Tecedeiras dos Moinhos”.

Pelas 14h00 a novidade será o “Jantar da Matança” servido no Hotel Parque: da ementa constam Sopa do Campo, Bacalhau com Presunto, Plumas de Porco com enchidos, Arroz Doce, Nabada, Tigelada, Mirandenses e Salada de Frutas, regada pelos vinhos branco e tinto “Terra Solidária”. Pelas 16h00, terá lugar uma visita livre ao Parque Biológico da Serra da Lousã.


Hotel Parque Serra da Lousã

É uma unidade com classificação de 4 estrelas com 40 quartos (29 twins, 8 duplos, 3 suites) em que 9 dos quais têm as comodidades necessárias para pessoas com mobilidade condicionada. O hotel pretende proporcionar estadias únicas aos seus hóspedes e tem condições perfeitas para famílias, disponibilizando quartos comunicantes e suites. Os quartos dispõem de comodidades como cofre, minibar, tv, música, ar condicionado, hifi grátis, ar condicionado e varanda e na casa de banho, secador de cabelo e espelho de aumento. O Hotel tem como tema os Deuses da mitologia greco- romana uma forma de fazer uma ponte ao Templo Ecuménico que está a ser construído junto do Parque Biológico Serra da Lousã. O Hotel dispõe de piscina interior, SPA com sala de massagens, sauna, jacuzzi, banho turco e ginásio, um campo de ténis, um campo de squash. Integrando o parque de lazer público existe um campo de areia, um minicampo de relva sintética e um pequeno circuito de manutenção com acesso a piscina exterior ao ar livre e próximo de parque infantil.

Como objetivo principal, o Hotel quer proporcionar aos hóspedes uma grande variedade de experiências únicas, associando sempre a educação ambiental e a paixão pela natureza aos valores e tradições culturais da região, onde se inclui a gastronomia. Localizado no concelho de Miranda do Corvo, o Hotel Parque Serra da Lousã está próximo de vários circuitos pedestres e de BTT, ao mesmo tempo em que está estrategicamente colocado em rotas de património e turismo de natureza, como é o caso da Rede de Aldeias do Xisto. Email: reservas@hotelparqueserrradalousa.pt | Telef. 239 091 165 | www.hotelparqueserradalousa.pt

A participação no VII Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco custa­ 25,00€ / PP Inscrição até 4 de novembro – ​239 530 150/ rcmatancadoporco@adfp.pt

O Espaço da Mente

É um eco museu etnográfico com características únicas. Longe de um mero depósito de peças, que têm de falar por si, as peças são o testemunho material que ilustram um conjunto de narrativas que vão desde o aparecimento da vida até à morte da pessoa, mostrando a evolução do homem desde o habilis ao sapiens. É dedicado à liberdade. A primeira liberdade evocada é a liberdade de amar e a última é a liberdade de alma. No intervalo apresentam-se as liberdades mais comuns: liberdade política, de pensamento, liberdade religião, etc. O museu inclui um planetário para observação da imensidade do universo, e um filme que leva à partícula de Deus e ao infinitamente pequeno especulando sobre a pedra filosofal. O Museu faz parte de um Trivium que é dedicado à Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a par do Parque Biológico e do Templo Ecuménico em construção. A vigilância do espaço e acompanhamento de visitas é feito por pessoas especiais, com deficiência e doença mental. É um projeto diferenciador, de inovação social, que alia várias vertentes no domínio do conhecimento e do apoio social.

Comentários