O Núcleo Terapêutico Ocupacional (N.T.O) foi criado em 2014, e surgiu da necessidade da Fundação A.D.F.P. ter uma resposta social vocacionada para utentes residentes, não abrangidos pelo Acordo de Cooperação com a Segurança Social de Centro de Atividades Ocupacionais.
Esta resposta, embora sem um Acordo de Cooperação assinado, rege-se por muitos dos normativos do Centro de Atividades Ocupacionais, prosseguindo os seus objetivos e fins, ou seja, a ocupação terapêutica de grupos-alvo algo diferenciados, os quais têm em comum o facto de residirem na Fundação ADFP.
Nesta Instituição residem aproximadamente 450 pessoas, de diferentes faixas etárias, sendo um dos objectivos da Fundação ocupar estas mesmas pessoas, de acordo com as suas aptidões, expectativas, necessidades e capacidades.
Tendo consciência do estigma que representa a institucionalização, procura-se que a ocupação se desenvolva num contexto exterior à residência. Pretende-se, assim, aproximar a realidade dos utentes à de um cidadão comum, cuja rotina diária inclui o trajecto casa-trabalho e vice-versa.
As áreas de ocupação são as mesmas do C.A.O., e os subsídios de integração apresentam os mesmos sete escalões situados dos trinta aos cento e setenta euros mensais, usando parâmetros de avaliação ligados à assiduidade, pontualidade, esforço, motivação e carência económica demonstrada pelo utente e agregado familiar.
9h00 - 12h30 / 14h00 - 17h30
Centro Social Comunitário Dr. Jaime Ramos
Rua da Associação
3220-231 Miranda do Corvo
T. 239 530 150
E. geral@adfp.pt
Patricia Fernandes, Coordenadora
email: patriciafernandes@adfp.pt
Andreia Antunes, Diretora Técnica / Psicóloga
email: andreiantunes@adfp.pt
Mariana Alves, Assistente Social
email: mariana.alves@adfp.pt
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: