Animação de loading

Espaço da Mente

Inaugurado em 2015, pelo Senhor Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier, recebeu em 2016, com o Parque Biológico da Serra da Lousã, o Prémio Acesso Cultura Integrado, primeiro prémio quanto à acessibilidade social, intelectual e física.

Instalado no Parque Biológico da Serra da Lousã, é um ecomuseu etnográfico, que pretende originar uma reflexão sobre o Homem, assente na "trindade" do corpo, mente e espírito. Tem uma narrativa que vai desde o aparecimento da vida, até à morte da pessoa, evocando a exigência de liberdade. A primeira é a liberdade de amar, e a última, de alma. Neste percurso, apresentam-se as liberdades mais comuns: liberdade política, de pensamento, de imprensa, de religião, entre outras.

A coleção reunida conta com uma mostra de peças representativas das artes e ofícios tradicionais, vivências diárias de outros tempos, como também a constituição de polos (ferroviário, JAE, Tanoaria, Ecomuseu …), em complemento a uma vertente museológica ativa, atrativa e pedagógica, com a área oficinal e de restauração.