Animação de loading

III Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco

No Parque Biológico da Serra da Lousã...

No Sábado, dia 15, Miranda do Corvo foi palco do III Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco, que conta já com 99 Confrades entronizados.


Realizado no Parque Biológico da Serra da Lousã, reuniu mais de centena e meia de participantes, contando com mais de duas dezenas de Confrarias.


Com 14 novos entronizados, a Real Confraria da Matança do Porco, recém integrada no Conselho Europeu de Confrarias, ultrapassou as fronteiras do nosso território Nacional, e pela segunda vez contou com a presença de confrades franceses de duas Confrarias.


Com início pela manhã, começou com um “Desdejum”, Missa e Desfile, e de regresso ao Parque Biológico da Serra da Lousã, deu início à cerimónia de entronização, sem esquecer o “ritual” de iniciação dos novos confrades e confrarias convidadas, com matança do porco tradicional e “Jantar da Matança” de ementa típica, onde não falta o sangue cozido, bucho, orelha, enchidos e serrabulho.


Pelo terceiro ano consecutivo, este evento contou com a colaboração do Rancho Tecedeiras dos Moinhos, que proporcionaram a ambiência própria de uma época e vida comunitária rural, onde o ponto alto foi a recriação fiel da Matança do Porco Tradicional, seguido de um registo contemporâneo regado de Caipirão e Morangão da responsabilidade do Licor Beirão.
 

Comentários