26 April 2024 | Social, Serviços, Fundação ADFP, Ambiente
A Cleanwatts Portugal, uma empresa portuguesa dedicada à venda e colocação de painéis fotovoltaicos e outros tipos de produção de energia renovável, com sede em Antanhol, instalou tornou o CIM – Centro Intergeracional Mondego, em Coimbra, uma verdadeira comunidade energética.
A Fundação ADFP realizou uma nova parceria com a Cleanwatts Portugal, uma empresa dedicada à produção de energia renovável e criação de comunidades energéticas.
Seguindo a visão e aposta da Fundação ADFP em ser um instituição amiga do ambiente, tendo já realizado diversos investimentos nesta lógica, atualmente, através da parceria com esta inovadora empresa portuguesa, foi colocada uma central fotovoltaica para captação de energia solar no CIM – Centro Intergeracional Mondego (Centro Harmonia), uma resposta social de creche e jardim de infância com capacidade até 125 crianlas, situada em Coimbra.
Segundo a Cleanwatts Portugal “Combinando a nossa experiência, tecnologia própria e capital financeiro, construímos e gerimos Comunidades de Energias Renováveis (CER’s), que libertam o valor económico sustentável onde ele é mais importante. A nossa equipa de especialistas adapta cada projeto às necessidades de cada comunidade. Desta forma, podemos garantir faturas mais baixas de energia, maior segurança energética, e um planeta mais limpo para todos.
A parceira afirma ainda que "Esta instalação permite a redução da pegada ecológica da Fundação ADFP, garantindo também maior independência energética, apoio no combate à pobreza energética, promovendo a partilha de recursos entre os membros da Comunidade. Ao instalar uma central de 49 kWp, a ADFP assegura, assim, uma redução da tarifa energética de cerca de 37%. Esta central permite também evitar a emissão de 17 toneladas de CO2 anuais para a atmosfera, assim como o apoio ao equivalente a 70 famílias da região que se poderão juntar a esta CER, entre famílias e pequenos negócios locais. A Cleanwatts assegurou todas as fases do projeto, desde a proposta ao planeamento, passando pela instalação até à gestão da Comunidade de Energia, através do sistema operativo Cleanwatts OS."
Nas palavras do Engenheiro Rui Ramos, Diretor Executivo da Fundação ADFP, “a aposta na parceria com Cleanwatts Portugal prende-se com a nossa visão institucional: criando uma comunidade energética, é possível poupar custos e ajudar o meio ambiente, pois a energia será consumida e o excedente será vendido à rede e aos vizinhos que da comunidade queiram fazer parte, a preços abaixo dos de mercado”.
A Fundação ADFP, é ainda proprietária do Parque Biológico da Serra da Lousã, que tem como principais objetivos privilegiar e ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território português. Considerado a maior amostra da fauna selvagem de Portugal, visa assim promover a biofilia e sensibilizar os seus visitantes, desde a comunidade escolar ao público em geral, para a biodiversidade existente no nosso país e para os fatores que ameaçam a sua sobrevivência, bem como a importância da natureza e da conversação do meio ambiente. Situado na encosta da Serra da Lousã, ocupa uma área de 33 000 m2 de Reserva Ecológica Nacional, é mais uma prova da valorização ambiental, natureza, e sustentabilidade, que a instituição mirandense promove diariamente.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: