Largada de pombas numa mensagem de PAZ
10 September 2018 | Social, Infância e Juventude, Turismo com Propósito Social, Educação e Formação, Eventos
No dia 11 de setembro comemora-se o segundo aniversário do Templo Ecuménico Universalista, com um evento simbólico que juntará meia centena de crianças numa largada de pombas que pertencem à secção columbófila do Parque Biológico da Serra da Lousã.
O Templo Ecuménico Universalista foi inaugurado a 11 de setembro de 2016, na presença do Ministro-Adjunto Eduardo Cabrita, e de Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade mas só abriu ao público em efetividade em 2017 após resolução do acesso á energia elétrica.
Desde a sua abertura ao público, já recebeu 10 430 visitantes. Recordamos que este equipamento, está aberto ao público de forma plena desde maio de 2017, aquando da abertura do Observatório das Religiões. Até então era acessível apenas a grupos, e com marcação prévia.
Embora integrado no Parque Biológico da Serra da Lousã, localiza-se próximo, mas fora do perímetro, do parque temático, de acesso independente, e por caminho florestal, respeitando o meio natural Serra da Lousã.
O edifício piramidal tem na sua envolvência estruturas simbólicas, representativas de várias religiões, e no seu interior o Observatório das Religiões. Situa-se no topo da colina do Parque Biológico da Serra da Lousã, com vistas para os concelhos circundantes de Lousã, Vila Nova de Poiares, Penela e Coimbra.
A pirâmide tem a altura de 13,40 m, igual à dimensão do Templo de Salomão, construído no séc. XI AC, em Jerusalém.
O Templo integra um espaço interpretativo e multimédia, das várias religiões existentes no mundo, com especial foco nas 15 mais representativas, onde se inclui o Ateísmo. Cada uma tem um módulo explicativo dos princípios que as rege, e um mapa-mundo onde se localiza com mais expressividade.
Integra uma cronologia com os principais acontecimentos religiosos no decurso da humanidade, fazendo um cruzamento entre factos e acontecimentos nefastos e positivos, que decorreram sob o contexto ou pretexto religioso.
O Templo está aberto todos os dias, exceto à segunda-feira. O horário é entre as 9h30 e as 18h30, com fecho de uma hora para almoço. Na bilheteira é possível adquirir ingressos de entrada, ou pacotes de visita, que integram o Parque Biológico da Serra da Lousã, e até mesmo refeições no Restaurante Museu da Chanfana. O sistema de bilheteira funciona em estreita articulação com o Parque Biológico, na medida em que o Templo pertence ao conjunto filosófico e turístico TRIVIUM.
O TRIVIUM é dedicado à liberdade, igualdade e fraternidade: o Parque Biológico representa o corpo e a igualdade do Homem perante todos os seres vivos; o Espaço da Mente, o desenvolvimento da mente e a liberdade de pensar, e o Templo Ecuménico Universalista que representa, independentemente da fé de cada um, o espírito e a fraternidade.
A escolha do 11 de setembro para a inauguração, constitui um memorial ao atentado às torres gémeas em Nova Iorque, em 2001, e eterniza uma homenagem a todas as vítimas da barbárie gerada por fundamentalismos intolerantes, ao longo dos séculos.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: