Animação de loading

Recovery e Inclusão: uma semana repleta de atividades especiais para os utentes da Fundação ADFP

Programas e atividades organizados foram um sucesso

18 Outubro 2022 | Social, Saúde Mental, Saúde, Serviços, Fundação ADFP

Para combater o estigma , incentivar o recovery e a inclusão a Fundação promoveu a “Semana da Saúde Mental” comemorando  o dia 10 de outubro: Dia Mundial da Saúde Mental. 

A Saúde Mental é a área mais negligenciada pelo SNS , um aspeto muitas vezes descurado e negligenciado do nosso bem-estar. 
A Fundação ADFP apoia pessoas com doença mental desde 1995, com valências residenciais, domiciliárias, ocupacionais, formação profissional e inclusão laboral. 

Com este objetivo criou, entre muitos outros, o projeto integrado “DiferenteMente / IgualMente”, que já foi premiado a nível nacional como sendo um “exemplo de boas práticas no combate ao estigma e na integração social e laboral”. 

A Fundação não só criou serviços para responder às necessidades das famílias e pessoas com doença mental, como também as inclui sempre que possível no seu quadro de pessoal. 

O programa intitulado “Recovery e Inclusão”, proporcionou aos utentes das várias residências e valências sociais da Fundação ADFP, uma série de atividades promotoras de harmonia, bem-estar, conhecimento e inclusão. 

Na 2ª feira, dia 10/10, iniciou-se o programa com atividade física “Zona histórica, aqui vamos nós!”, onde os utentes e os técnicos efetuaram uma caminhada e passeio de bicicleta pela zona histórica de Miranda do Corvo. 

Da parte da tarde, “Masterchef experience” foi a atividade que os utentes realizaram, com o objetivo de preparar uma receita culinária, aliando-a a uma experiência cientifica, e com prova no final.

De seguida, na 3ª feira dia 11/10, realizou-se “Querido, mudei o Jardim!”, onde foi possível preparar terra, plantas e vasos para embelezar o exterior do Espaço “Saúde Mental/ CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão”. 

A seguir foi o momento da Happy Hour, onde os utentes elaboraram um cocktail de fruta, e depois, o degustaram e serviram aos técnicos que estavam a desenvolver a mesa redonda, com o tema: “Chegar Juntos mais Longe”, uma sessão com o objetivo de debater os desafios para a Otimização da Intervenção. 

Já na 4ª feira, dia 12/10, a tarde foi passada “Na Passadeira Vermelha”, com a preparação e realização no espaço da Saúde Mental / CACI, de um desfile com os utentes, devidamente maquilhados e vestidos a rigor para a ocasião. Um momento que fez as delícias de todos, e onde estiveram espelhadas dos participantes, a alegria e a felicidade puras e genuínas. 

De seguida, na 5ª feira dia 13/10, “Chegaram os Influencers!”. Neste dia, realizaram-se vídeos, os populares e atuais “reels”, com utentes a promover os mais diversos serviços da Fundação ADFP, entre eles o Ginásio, os produtos da Loja de Artesanato, e o Parque Biológico da Serra da Lousã.


À tarde, foi a vez de «“Turistando” no PBSL!», com a visita dos utentes da “Residência Bondade”, pela primeira vez, ao Parque Biológico. 

Na 6ª feira, dia 14/10, terminou-se a semana em beleza com o evento “Rock in Fundação!”, numa tarde de muita música e animação, com baile e lanche no Espaço da Saúde Mental/ CACI, e com adereços e decoração alusivos ao tema. 

A Fundação ADFP, a mais eclética e inclusiva organização nacional, é uma IPSS sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública, com quase 35 anos de experiência, no apoio social a crianças, jovens, pessoas com deficiência ou doença mental crónica, idosos, mulheres grávidas ou mães em risco, refugiados e sem-abrigo. Apoia regularmente cerca de 7 300 utentes/clientes, dos quais 480 são residentes.
Uma força de trabalho remunerado de cerca de 573 pessoas, incluindo utentes em atividades ocupacionais, formação profissional e desempregados em CEI. 43% têm deficiência/doença crónica, 18% são do quadro, alguns a desempenhar funções de topo. Incluindo voluntários sem e com prémio de bolso, o número ultrapassa os 860 colaboradores.


O lema é “Investimos com bondade em Pessoas”, na lógica de integração dos diferentes grupos sociais, no convívio intergerações e na igualdade de género.