Animação de loading

Campos de Férias do “Mentes Brilhantes” são aposta de sucesso!

O projeto Mentes Brilhantes, da Fundação ADFP promoveu, pelo terceiro ano consecutivo, os campos de férias para crianças com idades entre os 9 e os 12 anos. Estes campos de férias pretendem ser uma escola de valores e cidadania, onde as competências pessoais e sociais têm lugar de destaque no plano semanal de atividades. A aprendizagem pelo fazer é a metodologia pedagógica central.

Os dias são ricos em novas aventuras, novos ambientes, novos estímulos, novas aprendizagens, e, por se tratar de crianças, o brincar não pode deixar de estar presente!

Dormitando numa tenda de campismo, entre os animais do Parque Biológico da Serra da Lousã, os brilhantes participantes iniciam a semana com dinâmicas de grupo para se conhecerem melhor, e com uma visita guiada ao Parque Biológico, para conhecer o espaço envolvente. Participam também, com os tratadores, na alimentação dos animais. Aprendem o ofício da olaria, e confecionam os deliciosos queijos na queijaria artesanal do Parque Biológico. Através da caça ao tesouro, ficam a conhecer os locais emblemáticos da vila de Miranda do Corvo, e conhecem de perto o posto territorial da GNR, onde personificam um verdadeiro GNR, indo para a rua sensibilizar os condutores para as regras a cumprir!

Também as atividades de multiestimulação marcam presença, com o objetivo de detetar aptidões naturais/inatas nas crianças, através da equitação, torneios de futebol, basquetebol, a orientação, workshop de dança de estilo hip-hop, e piscina ao ar livre, na Quinta da Paiva.

O projeto Mentes Brilhantes iniciou-se no ano de 2014/2015 na vila de Miranda do Corvo, tendo por base as ciências, estimulando o gosto pelas ciências experimentais nos alunos do 4º ano, de todas as Escolas do concelho. Deste modo, também nos campos de férias, as ciências têm lugar de destaque. Os participantes tiveram a oportunidade de criar um verdadeiro vulcão, através de reações químicas, e de conhecer o cérebro através das neurociências; os mini cientistas ficaram a conhecer as áreas cerebrais e as suas funções. Para terminar a semana da melhor forma, visitaram o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra! Uma experiência única, e com muita sabedoria envolvida!

Os campos de férias surgiram com o intuito de complementar as atividades das crianças inseridas no projeto Mentes Brilhantes, contudo ao longo dos três anos foram abrangendo cada vez mais crianças, inclusive de concelhos vizinhos, demonstrando ser assim uma aposta de sucesso da Fundação ADFP.