Animação de loading

Voluntária, idosos e equipa técnica foram os criativos autores

Humor e boa disposição em calendário da Residência Cristo Redentor

Joana Caetano, voluntária na Residência Cristo Redentor, da Fundação ADFP, no Senhor da Serra, com alguns idosos e a equipa técnica, criou um calendário 2017, onde para cada mês há uma imagem representativa do mesmo.

Este calendário 2017 tem a particularidade de uma imagem para cada mês, como é exemplo o de Janeiro, correspondente ao inverno, com as quatro idosas modelos, muito bem protegidas dos rigores da estação, com camisolas e casacos de lã, coloridos gorros e felpudos cachecóis. Em fevereiro os figurantes aparecem com máscaras carnavalescas. Ou então o mês de Abril, correspondente à primavera e à Páscoa, com os modelos homens empunhando a figura de Cristo e duas mulheres, uma de Bíblia na mão e outra com um lenço branco usado como véu, encenando uma visita Pascal. Em Maio vestidos de estudantes recordam a queima das fitas. Julho anuncia Verão com sol e praia, e na que é uma imagem bem divertida, os modelos homem vêm com camisas tropicais de colarinho aberto e manga curta, boné à americana ou chapéu, empunhando duas pranchas garridas para a prática de body board, com as modelos mulher com camisas de manga curta muito coloridas e também óculos de sol: os quatro com rasgados sorrisos a fazerem o V de vitória com os dedos.

Este projeto começou por divertidas sessões fotográficas, às quais se seguiu a edição de imagem, tendo os residentes participado ativamente em cada uma das fases.

O Calendário 2017 da Residência Cristo Redentor vende-se no próprio local, no Senhor da Serra, ao preço unitário de 2.5 euros.

A voluntária Joana Caetano é estudante de design e multimédia e revela nesta produção fotográfica um elevado sentido criativo e artístico. A Residência Cristo Redentor tem como Directora a Dr.ª. Judite Carvalho que, fiel à cultura da Adfp aposta no humanismo, no cuidar com bondade e no convívio intergerações.


A vida ativa da terceira idade é uma premissa na Residência Cristo Redentor


Tendo em conta a nossa realidade social, a Residência Cristo Redentor (RCR) defende a participação e a vida ativa da terceira idade, inserindo os idosos nos eventos locais, de forma a marcar o seu papel na sociedade. Deve-se, assim, facilitar o acesso desta nova terceira idade a todo o tipo de atividades, não só pelo lazer, mas essencialmente porque este é o caminho para a mudança de conceção do próprio idoso e da sociedade sobre o processo de envelhecimento.

É nesse quadro que surge o projecto do calendário 2017 da RCR que, com a creche local, faz parte do Centro Social Comunitário do Senhor da Serra, ambos fruto do investimento da Fundação ADFP, da cedência dos terrenos pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, (com parecer favorável da população do lugar do Senhor da Serra),e de fundos europeus no âmbito da QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).

O edifício da nossa Residência, inaugurado a 1 de Outubro de 2011, baseado nas novas políticas de sustentabilidade, aposta nas energias alternativas, como a energia eólica e a energia solar, esta de duas formas distintas, através de coletores solares e de painéis fotovoltaicos. As energias do vento e do sol são assim responsáveis pelo aquecimento das águas sanitárias e pela iluminação.

É de realçar o facto de também aproveitarmos o ambiente tranquilo e envolto em natureza, onde se encontra esta residência (com capacidade para 55 utentes, dos quais 44 estão ao abrigo de um acordo com a Segurança Social, para realizar caminhadas/passeios diários com os nossos utentes.

Para além de todas estas atividades, proporcionamos ainda outras em parceria com a Escola Prof. Dr. Ferrer Correia (Senhor da Serra), com o grupo de catequese de Semide e, claro, da Creche local (contígua ao lar) com capacidade para 30 crianças, dos 3 meses aos 3 anos, promovendo, desta forma, muito frequentemente um saudável convívio entre crianças e idosos.


HOTEL PARQUE SERRA DA LOUSÃ

No Parque Biológico da Serra da Lousã
Entre a Natureza e a Espiritualidade...

Comentários