Animação de loading

Vinhas vindimadas em São Sebastião no dia 16

UNIVERSITÁRIOS SÉNIORES E UTENTES DO PBSL

18 alunos da Universidade Sénior e utentes da Quinta da Paiva participaram dia 16 nas vindimas de São Sebastião, nas Terras do Sicó, em terrenos da Fundação ADFP, com a habitual alegria e vigor destas lides.
As vindimas, corte dos cachos e apanhas das uvas, decorreram durante a manhã, num dos dois hectares que se encontra já a produzir mil litros de vinho. O outro foi agora replantado, no âmbito do projecto Vifin, com castas nacionais: para o tinto, foram usadas a touriga nacional, a tinta Roriz e o alfrocheiro, enquanto a casta Fernão Pires foi a usada para o branco. Também serão produzidos 100 litros de jeropiga. A adega está instalada no parque biológico e visa no futuro permitir que os visitantes possam conhecer a realidade do fabrico do vinho. O Parque Biológico da Serra da Lousã pretende complementar o zoo e a Quinta pedagógica com actividades representativas da vivência rural, como é o caso da vindima e do fabrico do vinho.
A Fundação pretende criar um vinho de marca solidário que seja vendido na loja do parque biológico e consumido como vinho da casa no restaurante museu da Chanfana.
A vindima, que contou com a participação animada de alunos da universidade sénior, constitui mais um exemplo do convívio inter-gerações
Os utentes da Quinta da Paiva que participaram nas vindimas são pessoas vítimas de exclusão, desempregadas de longa duração, com deficiência ou doença crónica. Depois das vindimas, o grupo almoçou um churrasco na Quinta da Paiva.

Comentários