Animação de loading

Vindimas da Fundação

Não produzimos só vinhos, engarrafamos emoções

04 October 2019 | Atividade Agroflorestal

“Não produzimos só vinhos, engarrafamos emoções” não é apenas a síntese de um projeto vitivinícola com um propósito social. É mesmo a forma como a Fundação ADFP – uma instituição social sem fins lucrativas, encara o seu projeto na área da vinha e do vinho.

 

 As vindimas são sempre um tempo alto da vinha, cheias de vida, de festa e de pessoas. Crianças, idosos, pessoas com deficiência e doença mental participam na “festa” da vindima contribuindo para o resultado coletivo. A fundação encara a viticultura como forma de criar postos de trabalho, contribuir para a sustentabilidade da organização e promoção dos vinhos da sub-região de Sicó contribuindo para o desenvolvimento regional.

As Vindimas da Fundação ADFP nas suas vinhas em Penela, Condeixa e Miranda do Corvo decorreram desde segunda-feira e tiveram a colaboração dos utentes do Centro Social de Lamas e Residência Cristo Redentor. A visita dos alunos do 2º ano do Curso de Restauração e Bar da Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro. Os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais, Núcleo Terapêutico Ocupacional, Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação de Pessoas com Deficiência e Formação Profissional. Idosos da Residência Gratidão, crianças do Lar de Infância e Juventude. Formandos dos Cursos de Operador de Jardinagem e Agrícola e os colaboradores das áreas da vinha e jardinagem.

As uvas colhidas serão trabalhadas na adega pelo enólogo residente da Fundação Gonçalo Moura da Costa em parceria com o consultor sénior Antero Silvano e darão os próximos vinhos de 2019 das marcas: Paixão Natural, Rabarrabos, Terras de Lamas, Monte Isidro e Espumante Aldeias de Xisto.

Em termos produtivos na sub-região Terras de Sicó a Fundação teve um decréscimo produtivo, fruto das condições climáticas e da falta de vigamento dos cachos, assim produzirá 1200 litros de vinho Rosé (base do novo espumante), 2000 litros de vinho branco e 5000 litros de vinho tinto. Nas vinhas que detêm no Fundão existiu um aumento de produção, sendo que foram vinificadas 22500 litros de vinho.

Tags
Comentários