
Mentes Brilhantes
19 November 2014
Mentes Brilhantes, projeto educativo desenvolvido pela Fundação ADFP, ficou no lote das 30 melhores ideias da 2ª edição do "Concurso Anual de Ideias para Jovens - Mundar: Muda o teu Mundo".
O Mundar é um concurso nacional que visa incentivar os jovens a apresentar ideias, projetos e ações em prol dos seus interesses e da sua comunidade.
A este concurso, que é organizado pelo Programa Escolhas em parceria com a Torke+cc e a Fundação Calouste Gulbenkian, concorreram numa primeira fase 156 ideias capazes de "mundar o mundo" dos seus dinamizadores. A avaliação das ideias vindas de todo o país colocou o Mentes Brilhantes na lista dos melhores dez.
Seguiu-se a 2.ª fase do concurso que decorreu no dia 8 de Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Esta fase compreendia uma sessão de elevator pitch composta por uma apresentação em 3 minutos da ideia, soluções e mecanismos de implementação do projeto, ficando o júri com tempo para efetuar questões e sugestões para a concretização do mesmo.
Do quarteto de jurados fazia parte o Dr. Pedro Calado, Coordenador Nacional do Programa Escolhas, e a Dra. Luísa Malhó, Coordenadora da Zona de Lisboa, a Dra. Luísa Valle, da Fundação Calouste Gulbenkian e o Dr. Hugo Tornela, em representação da Torke+cc.
Em jogo estavam 40 ideias oriundas da 1.ª fase e os resultados foram revelados na tarde do dia 12 de Novembro confirmando-se a presença do Mentes Brilhantes no painel das ideias vencedoras. O prémio monetário cifra-se em 2.500€ e permitirá à Fundação ADFP apoiar mais alunos e mais escolas, potenciando as suas capacidades ao mesmo tempo que previne o abandono escolar e promove o sucesso escolar. Ainda assim, e mais do que o valor monetário , este reconhecimento vem premiar a qualidade pedagógica, o mérito social e a excelência do Mentes Brilhantes que se vem afirmando nas Escolas de Miranda do Corvo.
Recorde-se que o Mentes Brilhantes é um projeto educativo que arrancou este ano letivo nas escolas do Concelho de Miranda do Corvo e pretende desenvolver as competências dos alunos, através de cursos de estudos avançados em áreas do saber como as ciências, a matemática e a língua portuguesa, ao mesmo tempo que procura descobrir e apoiar alunos que revelem talentos ou capacidades especiais.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: