O líder da bancada do PS referiu que a Fundação ADFP é “obra extremamente importante”.
08 February 2019 | Saúde, Visitas, Fundação ADFP
O líder da bancada socialista na Assembleia Municipal de Miranda do Corvo, José Mário Gama visitou a Fundação ADF, acompanhado pelos deputados municipais Marisa Pedroso, Carlos Santos e António Santos, a que se referiu como “uma obra estruturante, pensada no apoio multivalências para a toda a população carente, com médicos, psicólogos e psiquiatra, no âmbito social”.
José Mário Gama recordou, o facto “de ser um associado da antiga Associação, praticamente desde o seu início.
Durante a visita ao Centro de Dia da instituição registou-se um encontro da delegação do PS com D. Esmeralda Lopes, que festejava naquele instante 99 “primaveras”, oportunidade para trocar palavras animadas com a senhora muito bem-disposta e lúcida, que ainda lhes ofereceu bolo de aniversário.
“Na minha perspetiva a Fundação ADFP é uma obra extremamente importante e o Hospital em si, do ponto de vista da saúde é uma mais-valia para melhorar as acessibilidades aos cuidados de saúde da comunidade, num setor que tem carências, como o da Saúde, nomeadamente devido ao envelhecimento populacional”, afirmou José Mário Gama.
“Todas as estruturas que possam ser criadas e melhorar a qualidade de vida e de saúde, que é um bem fundamental para o ser humano, sejam privadas ou públicas, tem é que se trabalhar de mãos dadas mas não um contra outro”, acrescentou”.
“Do ponto de vista económico, estruturas como estas vão dinamizar a região, nomeadamente com a criação de postos de trabalho no público e no privado [O Hospital Compaixão irá criar cerca de 100 novos postos de trabalho], que são uma garantia de desenvolvimento social e económico que são sempre bem-vindos”.
No final da visita, a delegação do PS encontrou-se no Museu do Mel, para um diálogo informal, com Jaime Ramos, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP, no sentido de incentivar a cooperação com a autarquia para o futuro do Concelho.
Para Jaime Ramos é fundamental que as organizações do concelho deem as mãos para criar emprego e melhorar as condições de vida.
Vladimir Vale, da Comissão Política do Comité Central do PCP, após a visita à Sede e ao Hospital Compaixão, ainda antes de um almoço no Museu da Chanfana com, Jaime Ramos, “achou que há que ter o respeito que é devido a esta instituição, mas valorizamos e somos defensores das respostas públicas, para nós não é indiferente a natureza do prestador de serviços”.
Vladimir Vale veio, acompanhado por José Raposo, Diretor do PCP do Distrito Regional da Concelhia de Coimbra e por Márcia Simões da Concelhia de Miranda, visitou praticamente todas as valências da Sede, e mais tarde o futuro Hospital Compaixão. Continuando a visita com paragem no Centro Infantil de Miranda do Corvo e seguindo para o Hotel Parque da Serra da Lousã, Museu Espaço da Mente e Museu Vivo de Artes e Ofício Tradicionais.
No final, Vladimir Vale considerou também que “valorizamos a resposta que é dada pelas instituições como esta, mas interessa-nos sobretudo que existam respostas públicas no SNS (Serviço Nacional de Saúde) ”.
Jaime Ramos agradeceu as visitas das duas delegações e não se mostrou surpreendido pela ortodoxia do PCP.
A ADFP é uma Fundação comunitária, nascida da livre iniciativa das pessoas, integrando o terceiro sector e a economia social e solidária, o que a torna incompatível com regimes comunistas, assentes na propriedade do estado e no centralismo.
Os visitantes foram Acompanhados pela Dra. Andreia Antunes, Dra. Paula Santos e Dra. Filipa Bento, técnicas das áreas da infância e da deficiência, ao longo das valências sociais, e pela Engª Gabriela Morais, responsável pela obra, nas visitas ao Hospital Compaixão. As visitas tiveram lugar quarta-feira, dia 6 de Fevereiro.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: