Animação de loading

Guarda-roupa ou Santolina

Planto do mês do Parque Biológico da Serra da Lousã

22 Junho 2018 | Turismo com Propósito Social, Educação e Formação, Ambiente

O Guarda-roupa ou Santolina é uma planta aromática que é eleita como espécie do mês de Julho no Parque Biológico da Serra da Lousã.
De porte baixo (30-90 cm de altura), com ramagem ramificada que pode formar pequenos arbustos densos, as suas folhas são cinzentas, finamente ramificadas e pontiagudas que exalam um aroma agradável para uns e estranho para outros. Em Junho nascem as suas flores, organizadas em capítulos, fazendo lembrar pequenos pompons amarelos, brilhantes e muito perfumados. É uma planta que gosta muito de sol, razão pela qual deve ser cultivada em solos com grande exposição solar.
Esta espécie é polivalente nas suas propriedades. 
Como medicinal, possui propriedades digestivas, cicatrizantes e estimulantes, como ornamental pode ser utilizada com sebe e repelente de ratos. O óleo proveniente das folhas é usado para a elaboração de perfumes e tintase apresenta também propriedades desinfetantes.
No Parque Biológico podem observar esta e outras espécies aromáticas, condimentares e medicinais no corredor das aromáticas. Venham conhecer de perto e sentir os cheiros, texturas e sabores destas espécies.

Tags
Comentários