Animação de loading

Animal foi recolhido na A14 próximo de Ançã

GNR entregou vitelo no Parque Biológico da Serra da Lousã

Um vitelo de raça Holstein-Frisia, foi entregue pela GNR ao Parque Biológico da Serra da Lousã, um dia depois de ter sido recolhido por uma patrulha na A14, próximo do nó de Ançã, pelas 20h00 do dia 3 de Novembro, onde representava perigo para a circulação de veículos.

Dado não ter sido possível identificar o proprietário pela GNR, o animal foi entregue, encontrando-se agora o parque em processo de inscrição do mesmo no SNIRB (Sistema Nacional de Identificação e Registo de Bovinos) em nome de Fundação ADFP, proprietária do parque.

É da raça holstein-frisia, também conhecida em Portugal como turina, muito comum, e boa produtora de leite, facilmente identificada pelo padrão malhado que apresenta, e fará parte da coleção bovina de raças autóctones da Quinta Pedagógica, que já dispõe da barrosã, cachena, marinhoa e minhota, até atingir a maturidade.

A Quinta Pedagógica expõe uma coleção de animais domésticos de raças tradicionais portuguesas, entre as quais cabras (raças bravia e serrana),ovelhas (raças churra badana, serra da estrela variedades branca e preta, porcos (raças alentejana e bisara), burros e cavalos. Inclui o Centro Hípico com picadeiro coberto, que integra a área desportiva e de lazer.

A Quinta dispõe ainda de aves como o ganso, pato-real, galinha-pedrês, faisão comum, faisão dourado, codorniz, fraca e perú, plantas vulgares na atividade agrícola tradicional e o labirinto de árvores de fruta.

A Quinta Pedagógica assume-se como um “museu-vivo” permitindo refletir o passado rural baseado na prática agrícola e pastorícia.

O trabalho, incluindo o maneio dos animais, é realizado por pessoas portadoras de deficiência e/ou com doença crónica, incluindo doentes mentais e desempregados de longa duração.

Comentários