Animação de loading

Geologia Brilhante em Miranda do Corvo

Mentes Brilhantes

Decorreu na última quinta-feira, 20 de Novembro, no Centro Educativo de Miranda do Corvo uma conferência intitulada Geologia Brilhante - O Mundo da Geologia, ministrada pelo Doutorando em Geologia na Área dos Hidrocarbonetos, Dr. Sérgio Sêco.
Integrada no Projeto Educativo Mentes Brilhantes, lançado pela Fundação ADFP este ano letivo, Sérgio Sêco explorou o mundo da Geologia com os alunos de 8 e 9 anos que mostraram um fantástico entusiasmo e interesse por esta área da ciência.
Conhecer a história da Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma através dos minerais, rochas e pedras foi o mote para esta conversa. Esta conferência teve 3 sessões ao longo do dia para as 3 turmas do 4.º ano do Centro Educativo de Miranda do Corvo. Foram cerca de 60 alunos, divididos em cada sessão, no sentido de potenciar a vertente prática dos conhecimentos transmitidos. Além da exposição dos conteúdos, houve ainda espaço para os alunos apreciarem a extensa colecção de materiais, rochas e minerais do Geólogo de serviço neste dia.
No final das sessões, os alunos apresentaram um role bem extenso de perguntas sobre a matéria dada e muitos saudavam o Geólogo Sérgio, afirmando que um dia também gostavam de ser geólogos.
Para os alunos do 3.º ano, o Professor Gabriel Martins, responsável pelo Centro Educativo, apresentará àqueles a sua coleção de minerais e rochas, despertando nos alunos um maior gosto e interesse pela "Ciência da Terra".
Estas sessões ligadas a várias áreas do saber decorreram ao longo de todo o ano lectivo e vão permitir trazer às escolas do concelho de Miranda do Corvo profissionais das áreas desenvolvidas nos cursos de estudos avançados do projeto.
O Projeto Mentes Brilhantes pretende potenciar as competências dos alunos, levando-os a experienciar com as próprias mãos o desafio da ciência e a responder aos desafios científicos do século XXI. Para além dos cursos de estudos avançados que decorrem já nas Escolas de Miranda do Corvo, o Mentes Brilhantes pretende alargar os conhecimentos dos alunos descobrindo e potenciando os seus talentos e capacidades.

Comentários