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Fundação ADFP referenciada na revista TMQ – TECHNIQUES, METHODOLOGIES AND QUALITY

"Lean num projeto vitivinícola inclusivo numa Instituição Particular de Solidariedade Social” é o nome do artigo da Engenheira Adriana Santos

25 June 2023 | Social, Cultura, Serviços, Fundação ADFP

A Revista TMQ é uma revista prestigiada a nível internacional, sobretudo no domínio da Gestão da Qualidade, com números regulares, números temáticos e números especiais, com a colaboração de editores convidados, e em que um número considerável de autores, estudiosos e académicos, tanto de Portugal, como de Espanha, e de outros países de línguas oficiais Portuguesa e Espanhola, têm publicado textos científicos, que podem ser escritos em Português, Espanhol ou Inglês. 

Quando questionada sobre o porquê a escolha da Fundação ADFP para este trabalho, a autora do artigo indica-nos que “Sendo a Fundação ADFP, uma instituição que incide e contribui para a formação de pessoas com deficiência e portadores de doença ou deficiência mental, apoiando doentes crónicos, crianças e jovens, tornou o paradigma da presente dissertação num desafio mais ambicioso e gratificante, demonstrando assim que a filosofia lean é implementada face às necessidades de cada projeto/pessoas”.  

  

Posteriormente, Adriana Santos passou a explicar o que é a filosofia de gestão lean e a importância desta numa IPSS como a Fundação ADFP, quais o benefício de implementação da mesma, e como foi implementada: “Com o aumento da competitividade devido à globalização e desenvolvimento econômico é crucial aumentar a eficiência nas empresas, apresentando níveis de serviço elevados, com produtos e serviços de alta qualidade. De maneira a aumentar a eficiência dos processos instituídos, várias organizações têm adotado uma filosofia de trabalho que promove a melhoria contínua e crescente, representando uma mudança de atitude e mentalidade: a filosofia “Lean Thinking”.  

O Lean é aplicável a qualquer tipo de atividade empresarial, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Qualquer atividade que absorve recursos (tempo, energia, materiais, etc…) mas não gera valor ao serviço é considerada um desperdício. O Lean no sector de serviços tem algumas particularidades pelas próprias características dos serviços e podem-se identificar alguns tipos de desperdícios para o setor dos serviços. 

A gestão Lean assenta na aplicação de um conjunto de métodos e ferramentas que através da aplicação da filosofia Lean Thinking se centra na eliminação dos desperdícios e na criação de valor. 

  

Para explicar o que é o roadmap, para que serve, e quais os benefícios de implementação deste, Adriana indicou que “é uma espécie de "mapa" que visa organizar as metas de desenvolvimento, é um recurso que define claramente em etapas o design de uma visão lean tanto para o fluxo de materiais quanto para o fluxo de informações em toda a sua cadeia de suprimentos. 

Com a implementação de um roadmap, possibilita-se uma visão sistêmica do projeto, um alinhamento e melhoria da comunicação interna, uma organização e planeamento e o foco nos processos relevantes. 

  

No que diz respeito às as vantagens/benefícios que a Adega da Fundação ADFP obtém destas implementações, foi salientada a melhoria a organização da equipa, aumentar a motivação dos colaboradores e melhorar os pontos-chave, como a qualidade, produtividade e o serviço, permitindo assim uma melhor visualização do processo e das tarefas a realizar. 

  

Concluindo com os aspetos relevantes e informações consideradas importantes de serem realçadas, Adriana Santos conclui-nos que “O processo produtivo da Fundação ADFP assenta num propósito social com inclusão e integração de pessoas especiais, com realidades distintas e funcionalidades bastante díspares. Face a este paradigma, existe sempre a necessidade de fazer de algum obstáculo e estratégia para potenciar aptidões e talentos. 

Nesta base a implantação do sistema Lean, terá uma ação positiva e benéfica para todos os intervenientes no processo produtivo. Com etapas claras, com uma estrutura organizacional explícita e com processos eficientes será possível a redução de desperdício e manter o foco na qualidade. 

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