Animação de loading

Fundação ADFP - Futsal Adaptado - Época 2023/2024

Projeto de Inclusão Social pelo Desporto inicia época desportiva com foco na autonomia e empoderamento dos utentes

24 September 2023 | Social, Deficiência, Desporto, Eventos

A equipa de Futsal Adaptado da Fundação ADFP é composta por utentes das valências de Formação Profissional e CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, e este é o 5º ano do projeto, que permite a participação da IPSS de Miranda do Corvo no Campeonato Nacional de Futsal Adaptado, organizado pela ANDDI Portugal, naquele que é um dos campeonatos de Desporto Adaptado com maior destaque a nível nacional.   

O fomento da prática de futsal, tem como objetivos principais a inclusão dos utentes no desporto, a criação de hábitos da prática desportiva e de exercício físico, e o fortalecimento do espírito equipa, sendo que os treinos decorrem às terças e quintas-feiras, no pavilhão municipal, tendo como mentor Francisco Silva, Professor de Educação Física e responsável do setor de Desporto da Fundação ADFP.  

Segundo o próprio, “o projeto tem fundamentalmente uma visão humanista, através do qual queremos promover o individuo, e a sua consciência das suas capacidades. É evidente que pretendemos aliar resultados desportivos a esta visão, mas estes nem sempre correspondem às expetativas. Por exemplo, na época passada, a equipa foi eliminada na fase distrital do campeonato, mas na anterior conseguimos classificar-nos em 4º lugar nacional. Num universo de perto de 200 equipas e ainda com poucos anos de projeto, é interessante. Mais importante ainda é o ter-nos sido atribuído o prémio Fair-Play, pela Associação Cais, na época passada, pela postura e respeito dos nossos elementos na sua relação com os adversários e demais agentes, nas provas desportivas. Pretendemos ainda que os utentes vão mudando os seus hábitos. De exclusão e por vezes quase marginalidade à participação plena e sentimento de importância do próprio, de cada jogador, e demonstrar que é uma pessoa com talentos, como aquelas que a rodeia e que por vezes lhe servem de referência”.  

A ANDDI-PORTUGAL – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, fundada a 4 de dezembro de 1990 é, tal como a Fundação ADFP, uma Instituição sem fins lucrativos, sendo considerada pela F.P.D.D. – Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes, o Organismo Nacional responsável pelo desenvolvimento da prática do desporto para pessoas com deficiência mental ou dificuldades de aprendizagem. A sua principal atividade é organizar e incentivar a prática de atividades desportivas de competição, adaptando-as a atletas nacionais portadores de deficiência mental e/ou incapacidade intelectual, com o principal objetivo da sua reabilitação e integração na sociedade.  

Para a Fundação ADFP, a mais eclética e inclusiva organização nacional, instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, este projeto é mais um motivo de orgulho, ao divulgar também pelo desporto e nível nacional, os valores principais da instituição. 

Comentários