Animação de loading

Com caminhada e magusto

Fundação ADFP comemorou Dia de S. Martinho

A Formação Profissional e o Centro de Atividades Ocupacionais da Fundação ADFP, realizaram as tradicionais comemorações alusivas ao dia de S. Martinho, a 11 de Novembro, com uma caminhada desde a sede ao Parque Biológico da Serra da Lousã onde se efetuou um magusto.

O percurso até ao parque, organizado pelo professor de Educação Física, Francisco Silva, teve como objectivo promover comportamentos saudáveis, como a prática de exercício físico pelas pessoas com deficiência e doença mental e promoção de atividades entre grupos.

Cerca de 100 pessoas, entre as quais utentes e equipas técnicas associadas às valências envolvidas, participaram na ação.

O Dia de São Martinho é uma das celebrações que marcam o Outono, e que acontece há séculos, quando em pleno Outono o tempo melhora e o aparece o sol, durante alguns dias naquele que é vulgarmente conhecido como o Verão de S. Martinho.

A lenda de São Martinho conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho, a caminho da sua terra natal, debaixo de frio intenso, encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o tempo aqueceu. É crença popular que isso se deveu à recompensa divina por Martinho ter sido bom para o mendigo.

Reza a tradição do Dia de São Martinho assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior, mas há também na nossa região quem prefira a jeropiga. Aliás, um dos provérbios alusivos à efeméride diz mesmo que Dia de São Martinho, lume, castanhas e vinho.

Comentários