Animação de loading

Fundação ADFP contra a violência sobre crianças

Parque Biológico da Serra da Lousã associa-se à iniciativa “Laço Azul”

Durante o mês de Abril estará exposto no Parque Biológico da Serra da Lousã um Laço Azul a simbolizar a iniciativa europeia para a prevenção dos maus tratos na Infância. 

A Fundação tem uma particular interesse neste tempo pois gere vários estabelecimentos ensino, de diferentes níveis, em Miranda e Coimbra. Tem ainda a Residência Fraternidade onde acolhe quase 30 crianças e a Residência Cruz Branca destinada a mulheres grávidas ou com filhos, em situação de pobreza ou vulnerabilidade social.

Para além da violência individual não nos podemos esquecer da violência coletiva sobre as crianças, em cenários de guerra, como agora na Síria onde são vítimas de armas químicas e bombardeamentos convencionais. 

Estas guerras assentam em questões religiosas razão porque a Fundação construiu o Templo Ecuménico Universalista, um

Monumento de homenagem a todas as vítimas dos fundamentalistas. 

Para prevenir abusos e violência a Fundação aposta na colaboração de voluntários que, não dependendo da instituição, se podem comportar como vigilantes e auditores externos.

Esta iniciativa decorre oficialmente desde 2008 mas iniciou-se em 1989, nos Estados Unidos, quando Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

 A razão desta fita, contou aos curiosos, eram os maus tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma trágica. O azul, além de uma cor bonita, simbolizava a cor das negras e, serve ainda hoje como lembrete constante da luta na proteção das crianças contra os maus tratos. 

O Laço Azul foi elaborado pelos formandos do curso de operador de jardinagem, pelos estagiários de biologia, animação turística e turismo, técnicos e colaboradores do Parque Biológico, que convidam a comunidade a procura-lo no interior do espaço e a partilhar uma foto com o mesmo. 

O Parque Biológico da Serra da Lousã e o Templo Ecuménico encontram-se se abertos todos os dias (9h-18h), incluindo fim-de-semanas e feriados (10h-19h).