Animação de loading

Fundação ADFP apresenta Paixão Natural Branco 2023 - PET NAT

Em semana de aniversário, o lançamento de uma novidade especial

09 November 2023 | Social, Fundação ADFP

A Fundação ADFP irá apresentar o seu mais recente vinho já este sábado, no Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo.  

Paixão Natural Branco 2023 – PET NAT Pétillant Naturel, ou Pét-Nat, é assim que se chama esta novidade tão especial e tão aguardada.  

"Apesar de popularidade recente, a sua origem é bem anterior à do Champagne. Pét-Nat não é um estilo de vinho, mas um método de vinificação. A I Residência Artística de Enólogos da Fundação ADFP apresenta agora o primeiro PET NAT da região. Os vinhos da Fundação ADFP e seu projeto vitivinícola voltam a fazer história, sendo pioneiro em mais um método de vinificação que traz para a região. De realçar que também produzimos o primeiro espumante certificado Terras de Sicó", salientou o Enólogo da Fundação ADFP, Eng.º Gonçalo Moura da Costa. 

O enólogo refere também que "Segundo o crítico Manuel Moreira, Pét-Nat é produzido pelo método ancestral, um método de elaboração de vinhos efervescentes que, em França e, de acordo com as diferentes regiões, pode ser apelidado também de "rurale", "artisanale" ou "gaillacoise". É engarrafado antes de completar totalmente a sua primeira fermentação, finaliza a fermentação dos açúcares naturais na garrafa e, por via disso, vai libertando o “gás” natural que lhe é tão característico. O “méthode ancestrale” foi originalmente usado em Limoux, no sul da França, no início do século XVI, por monges viticultores". 

Em colaboração com Gonçalo Moura da Costa, estão os enólogos António Teixeira e Francisca Pereira são os pioneiros da residência artística de Enólogos que a Fundação ADFP está a criar. Ambos com uma sólida experiência profissional, irão mostrar a bondade, empenho e capacidade de se dar a si mesmo. 

A Residência Artística de Enólogos foi criada com a finalidade de abrir o projeto a mais enólogos que numa colaboração pro-bonum possam contribuir para a diferenciação e diversidade dos vinhos Fundação ADFP. Assim nas vindimas 2023 os dois enólogos convidados e o enólogo residente, colaboraram artisticamente na co elaboração dos vinhos brancos, espumantes, e do primeiro pet-nat da sub-região Terras de Sicó. 

Em plena semana do seu 36º aniversário, a Fundação ADFP continua assim a provar diariamente que é a mais eclética e mais inclusiva organização nacional do 3º setor em Portugal, apostando cada vez mais no seu projeto vitivinícola, constantemente medalhado com ouro e prata em concursos a nível nacional e internacional. 

A Fundação ADFP convida assim todos a estarem presentes na apresentação do PET NAT 2023, já este sábado (dia 11 de novembro) pelas 16h00, no Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo. Por se tratar do dia de S. Martinho, a apresentação do novo PET NAT será acompanhada por um tradicional magusto. 

Comentários