Animação de loading

Fundação ADFP abre novos cursos de Formação Profissional inclusiva com o Programa “Valorizar Talentos, Potencializar Aptidões”

08 May 2025 | Social, Apoio à Comunidade, Serviços, Educação e Formação, Empregabilidade, Fundação ADFP

A Fundação ADFP deu início, no dia 24 de fevereiro, à Operação PESSOAS-FSE+-01435500, no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão do PESSOAS2030. Esta iniciativa, enquadrada na Tipologia de Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade, tem como principal objetivo promover a inclusão e capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O regresso dos cursos de Formação Profissional marca um passo importante para a qualificação e empregabilidade, garantindo mais oportunidades a quem enfrenta maiores desafios no acesso ao mercado de trabalho.

O programa já arrancou no passado mês de fevereiro, e conta com duas formações iniciais: Operador/a de Jardinagem e Assistente Familiar e Apoio à Comunidade, que integram 19 formandos num percurso formativo de 3000 horas, com possibilidade de dupla certificação, num total de 3600 horas.

A Fundação ADFP irá agora avançar no próximo mês de junho com mais três percursos formativos, reforçando a diversidade de oportunidades de qualificação, tais como Cozinheiro/a; Empregado/a de Mesa; e Empregado/a de Andares.

Com este programa, a Fundação ADFP pretende como objetivo principal promover Formação para a Inclusão e Igualdade de Oportunidades, com diversas diretrizes:

● Garantir uma formação inclusiva e de qualidade para todos, eliminando desigualdades de género;

● Assegurar o acesso à educação e formação para os mais vulneráveis, especialmente pessoas com deficiência e em risco de exclusão social;

● Desenvolver competências pessoais, académicas e profissionais, potenciando talentos e valorizando aptidões individuais;

● Privilegiar percursos formativos baseados em referenciais adaptados, constantes no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).

 

A componente prática em contexto de trabalho é estruturada para favorecer a integração profissional dos formandos após a conclusão do curso, reforçando o compromisso da Fundação ADFP com a empregabilidade e a inclusão.

Lembramos que a Fundação tem cerca de 500 trabalhadores num total de 850colaboradores, dos quais quase 30% são portadores de deficiência e/ou doença mental.

A formação profissional inclusiva não só promove a igualdade de oportunidades, como também enriquece o ambiente educativo e social, permitindo que cada formando atinja o seu máximo potencial.

As inscrições ainda podem ser realizadas no Gabinete da Formação Profissional (Gabinete 3), na sede administrativa da Fundação ADFP.

Para mais informações ou inscrições, os interessados podem dirigir-se também ao Gabinete 3 da Formação Profissional da Fundação ADFP, ou via email para: Dr.ª Inês Gama - inesgama@adfp.pt ou Dr. Fernando Marques - fernandomarques@adfp.pt.

A Área da Formação Profissional da Fundação ADFP destaca que «“Valorizar Talentos, Potencializar Aptidões” é sem dúvida um programa que transforma vidas através da qualificação e da inclusão!».

Comentários