Animação de loading

Sessão de assinatura de Protocolo de Cooperação entre os parceiros do Projeto Mentes Brilhantes

No Centro Educativo de Miranda do Corvo

Na próxima Quinta-feira, dia de 4 de Setembro, pelas 11h30, decorrerá no Centro Educativo de Miranda do Corvo a sessão de assinatura de Protocolo de Cooperação entre os parceiros do Projeto Mentes Brilhantes, na qual estarão presentes:

 

Dr. Jaime Ramos, Presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP

Dr. José Manuel Simões, Presidente do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo

Dra. Dora Lamas, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo

Professor Doutor Arsélio Pato, Diretor do Instituo de Educação e Cidadania de Oliveira do Bairro.

 

Vimos convidar V. Ex.ª  a estar presente nesta sessão.

Embora se tenha solicitado apoio da Câmara Municipal de Miranda do corvo  a autarquia ainda não aderiu a este projeto inovador, importante para o futuro das crianças do concelho. A fundação adfp esta a assumir os custos com o projeto. 

Recordamos que o Projeto Mentes Brilhantes é uma iniciativa da Fundação ADFP que visa promover o acesso dos alunos do concelho de Miranda do Corvo a programas de estudos avançados, ou seja, a um ensino intensivo de conceitos em áreas delimitadas do conhecimento, numa lógica de potenciação de competências. 

Os cursos de 10 sessões, uma sessão por semana, terão as Ciências, a Matemática, a Língua Portuguesa, a Psicologia e o Ambiente como temas centrais e serão ministrados por jovens cientistas e doutorados. 
Em simultâneo, uma equipa com especialistas da educação e psicólogos terão como objetivo avaliar e apoiar as crianças que revelem talentos especiais, dificuldades de aprendizagem e/ou comportamento.
Pretendemos descobrir talentos em crianças especiais e apoiar o seu desenvolvimento. 

Para a realização integral deste projeto, a Fundação ADFP está em fase de apetrechamento de um laboratório de ciências experimentais no Centro Educativo de Miranda do Corvo, na mesma sala onde decorre a sessão de assinatura do protocolo. Neste Laboratório os estudantes de Miranda do Corvo terão oportunidade de se transformarem em verdadeiros cientistas, vestidos com batas e munidos do seu bloco de notas de acompanhamento das experiências científicas. A maior inovação do Mentes Brilhantes está no fato de as sessões serem eminentemente práticas, permitindo que os participantes realizarem inúmeras experiências, desenvolvendo e estimulando as capacidades intelectuais e cognitivas das crianças. Os cursos e sessões do Mentes Brilhantes são de inscrição voluntária e gratuita.

A equipa do Mentes Brilhantes, que ocupa uma loja aberta ao público no Mercado Municipal de Miranda do Corvo, está a preparar os cursos para este ano letivo. Em Outubro vão arrancar 2 cursos dirigidos aos alunos do 4.º ano: Ciências Experimentais e Livro e Leitura. Para o 2.º período avançam, em simultâneo com outras sessões para o 1.º ciclo, os cursos de Secundário em Ciências, Matemática e Psicologia Forense.

Nesta primeira fase o Mentes Brilhantes dirigir-se-á aos alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, porém, temos como objetivo, por um lado, implementar esta intervenção em todas as escolas do Concelho e, por outro, alargar o ensino de conhecimentos avançados a todos os ciclos do ensino obrigatório.

Comentários