Animação de loading

Está a desenvolver acção experimental “Semear a Solidariedade”

Serviço de Apoio Domiciliário da Fundação ADFP

O Serviço de Apoio Domiciliário da Fundação ADFP de Miranda do Corvo está a desenvolver a acção experimental “Semear a Solidariedade””, no âmbito do projecto “Vencer a Solidão”, levando jovens ao domicílio dos idosos para acções lúdico-pedagógicas que promovem o convívio inter-geracional, e que decorre numa primeira fase de 7 a 23 de Abril.

Os objectivos específicos desta acção visam contrariar a acentuada solidão nos idosos, promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais em jovens provenientes de famílias disfuncionais (institucionalizados); criar ambiente de desenvolvimento pessoal e de aprendizagem que envolve diferentes gerações, partilhar experiências e ocupar os tempos livres de forma saudável.

“Semear a Solidariedade” conta com a participação de um grupo de doze jovens entre os 12 e os 18 anos, integrados no Lar de Infância e Juventude, da Fundação ADFP e os idosos da comunidade sinalizados através das respostas sociais de proximidade, como o Serviço de Apoio Domiciliário, com a colaboração da animadora cultural Ana Luísa Rosa.

As actividades de encerramento desta 1ª fase do projecto incluem a deslocação de alguns idosos, por zonas de residência, para virem conhecer a Fundação ADFP, o Parque Biológico da Serra da Lousã (onde será realizado um peddy paper com os idosos e jovens) e toda a actividade que é desenvolvida, de acordo com as capacidades físicas do idoso. Os que não tiverem condições para fazer a visita podem conhecer a realidade da instituição através de filmagem em DVD a passar no computador que é levado ao domicílio.

A 2ª fase desta acção decorrerá durante as férias de Verão.

“Vencer a Solidão” é um projecto em vigor desde 2013, proposto pela Directora Técnica do Apoio Domiciliário, Natália Leandro. Trata-se de um projecto de animação sócio-cultural desenvolvido com idosos utentes deste serviço, com momentos de convívio e ocupação.

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Fundação ADFP resulta de um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Coimbra, que abrange 60 utentes, 20 dos quais contemplam a prestação do serviço durante os sete dias da semana. Para a Freguesia de Lamas existe um acordo de Cooperação para 7 utentes.

O SAD distribui refeições, incluindo dietas na medida do possível adequadas às necessidades do utente, presta cuidados de higiene e conforto pessoal; faz tratamento de roupas, arrumação e pequenas limpezas no domicílio, quando associado a outro serviço do SAD; desenvolve actividades lúdico-ocupacionais e a realiza pequenos recados de tarefas no exterior, faz acompanhamento para consultas, exames ou outros do interesse e necessidade da pessoa; dá apoio psicossocial e desenvolve um Parque de Ajudas Técnicas.

Comentários