Animação de loading

A Direção do Hospital Pediátrico de Coimbra esteve na Fundação ADFP a convite de Jaime Ramos

Apoio domiciliário a crianças doentes na região e residência para doenças raras em Coimbra motiva visita

O Diretor do Hospital Pediátrico de Coimbra, Prof. Dr. Jorge Saraiva, acompanhado pela Administradora Dra. Ana Rosete, médica Dra. Alexandra Dinis e as enfermeiras Clarissa Fontoura e Eugénia Morais fizeram uma visita à Fundação ADFP dia 26 de Março.
Acompanhados pelo anfitrião Dr. Jaime Ramos, presidente do Conselho de Administração, e pelas técnicas Filipa Bento e Patrícia Fernandes, a que se juntaram Fernando Marques e Adélia Marta, a delegação conheceu as valências residenciais para crianças, jovens, pessoas com deficiência e doença mental e as estruturas para idosos do Centro Social Comunitário. Depois visitaram o cinema, a residência tolerância e p Centro Infantil, fazendo uma breve passagem pela Residência Cruz Branca, destinada a mulheres grávidas ou com filhos menores.
Depois conheceu o novo Espaço da Mente/ ecomuseu do Parque Biológico e teve um almoço de trabalho no Restaurante Museu da Chanfana.
Jorge Saraiva informou ter ficado com uma “impressão excelente”, já que conhecia vagamente a instituição e ficou “surpreendido com a dimensão e qualidade de trabalho”.
“Sobretudo fiquei deslumbrado com a satisfação das pessoas que fui encontrando e me pareceram muito felizes por aqui estarei” afirmou o direto do Hospital Pediátrico.
Já quanto a perspetivas de colaboração com a Fundação ADFP, Jorge Saraiva afirmou “podermos trabalhar em problemas complexos no domínio do apoio domiciliário pediátrico”, acrescentando ser “uma necessidade que em breve poderá ser objeto de regulamentação específica”.
Esta visita surgiu porque a Fundação ADFP, em colaboração com a Câmara municipal de Coimbra, prevê construir no planalto do Ingote uma residência para crianças com doenças e deficiências raras.
Trata-se de uma estrutura que não existe na região e muito necessária em termos de respostas sociais para as famílias e de saúde para as crianças.
Em complemento a esta resposta a ADFP estuda a possibilidade de apoiar o Hospital Pediátrico (as famílias e as crianças) na criação de um serviço de apoio domiciliário incluindo cuidados paliativos a crianças.
Essa visita vem no seguimento de uma reunião prévia realizada no Hospital Pediátrico. A excelência dos cuidados de saúde prestados por este Hospital sairá reforçada com serviços sociais inovadores.
 

Comentários