Animação de loading

Equipa da Câmara de Coimbra visitou o St. Paul's School

Investimentos da Fundação ADFP, em Coimbra, foram analisados

20 February 2024 | Social, Visitas, Fundação ADFP

Decorreu, no St. Paul's School, uma visita e reunião de trabalho com uma equipa da Câmara Municipal de Coimbra.

 

O Administrador do St. Paul's School, Rui Ramos, recebeu António Albuquerque, Diretor do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, e o técnico David Caetano.

 

No âmbito do alargamento de valências, a Fundação ADFP tem previsto investimentos de vários milhões de euros na cidade de Coimbra.

 

A prioridade da Fundação ADFP é a construção de um novo edifício de Creche e Jardim de Infância para o St. Paul's School. O Colégio tem atualmente 250 alunos, pretendendo a Fundação alargar o edifício para uma capacidade de 600 alunos.

 

Na Câmara de Coimbra, já se encontra em apreciação o projeto que, após aprovação, permitirá ao St. Paul's lançar o concurso de construção para que o edifício possa estar apto a receber crianças no ano letivo 2026/2027.

 

O novo edifício possui 14 salas e permitirá o cuidado e apoio a 254 crianças, das quais 104 em Creche e a partir do Berçário, numa área de construção de 1610 m2. Este projeto permite, também, libertar áreas do atual edifício, que permitirão o crescimento do estabelecimento escolar, que inaugurou este ano letivo o Ensino Secundário.

 

A equipa efetuou uma visita às instalações e terrenos adjacentes.

 

 O crescimento do projeto, iniciado em 2017, justifica que a Administração do St. Paul's tenha adquirido terrenos envolventes para ampliar as instalações e criar um campus anexo.  Esta expansão exige que a Câmara Municipal defina com exatidão o traçado de uma rua prevista de forma imprecisa nalguns documentos urbanísticos.

 

Num breve contacto com alunos e staff, os convidados consideraram pertinente a predominância da língua inglesa na comunicação.

 

Foi explicado o funcionamento enquanto projeto educativo bilingue, mas também a riqueza cultural e linguística derivada dos 40% de alunos estrangeiros vindos de 28 países diferentes.

 

O Administrador do St. Paul's, Rui Ramos, chamou à atenção para a necessidade de Coimbra reunir condições para a fixação de famílias, vindas do estrangeiro, que, por questões profissionais e/ou académicas, decidiram adotar a cidade como área de residência. O St. Paul's veio garantir um ensino de qualidade, para Coimbra poder acolher estas famílias estrangeiras e garantir aos residentes o acesso a um ensino bilingue de nível internacional.

 

Nesta visita também se abordou o impasse em que se encontra o projeto residencial e social para o Planalto do Ingote. Trata-se de um investimento importante pelos postos de trabalho e pelas respostas sociais que criará, mas também por alterar a sky line do Ingote com um projeto do Arq.º Carrilho da Graça.

Comentários