Animação de loading

Dia Internacional da Paz

Ano Europeu Envelhecimento Ativo

A Fundação ADFP não poderia ficar indiferente ao instituído para o corrente ano - Ano Europeu do envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações (AEEASG) - e, como tal, dentro da Instituição serão desenvolvidas ao longo de todo o ano diversas atividades dentro deste âmbito. Assim, tal como é objetivo do ano de 2012, a ADFP pretende promover uma cultura de envelhecimento ativo, convocando valores como a solidariedade, a não-discriminação, a independência, a participação, a dignidade, os cuidados e a autorrealização das pessoas idosas (Resolução do Conselho de Ministro nº 61/2011).

Dois dos seus serviços, situados no Senhor da Serra, elaboraram conjuntamente um programa que objetiva dinamizar o convívio entre os idosos da Residência Cristo Redentor e as crianças da Creche, por forma a sensibilizar todos os utente e colaboradores para a necessidade do intercâmbio, da participação cívica e das atividades intergeracionais.

A Creche, com capacidade para 30 crianças e uma área de 350m2, è constituída por: Gabinete Administrativo / Acolhimento, Instalações Sanitárias para o pessoal, Instalações Sanitárias para Deficientes, Instalações Sanitárias para Crianças em que a zona para se guardar os bacios será de baixo da banca de mudas, Refeitório, Berçário, 2 Salas de Atividades, Hall, 2 Arrumos para Catres, Sala de Pessoal / Espaço de Isolamento e Compartimento Técnico. Por sua vez, o Lar é constituído por 30 quartos duplos com quarto de banho  privativo (com banho assistido) e TV, 3 salas de atividades e convívio, gabinetes técnico, médico e de enfermagem, refeitório, biblioteca, espaços exteriores e terraço. A equipa desta Residência é especializada e multidisciplinar, sendo constituída por Técnica Superior de Serviço Social (Direção Técnica), Psicóloga, Animadora e Monitor de Educação Física, Médico, Equipa de Enfermagem, Fisioterapeuta, Administrativa, Equipa de Funcionárias e Motorista. A creche juntamente com o Lar de Idosos integra o Centro Social do Senhor da Serra

É de realçar também que as atividades socioculturais do Lar se guiam por uma plano semanal diversificado, complementadas por atividades do plano mensal. Assim, independentemente do mês do ano, existem uma série de diferentes atividades que são realizadas semanalmente, entre elas a ginástica, trabalhos manuais, realização de jogos de concentração e memória, caminhadas e leitura das notícias. E de acordo com várias épocas do ano, dias festivos e feriados nacionais, são propostos diferentes conjuntos adicionais de atividades. Deste modo, as atividades promovidas, as quais são adaptadas por parte das técnicas responsáveis pelas atividades de animação às capacidades físicas e cognitivas de cada um dos utentes, objetivam a ocupação dos tempos livres, o estímulo das suas capacidades, a promoção da autonomia e a melhoria da saúde física e mental. Como a Residência Cristo Redentor tem uma localização privilegiada, abrangendo a área de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, e está envolta num ambiente muito tranquilo, promovemos caminhadas/passeios diários com os nossos utentes.

O Dia Internacional da Paz é celebrado no dia 21 de Setembro, tendo sido declarado pela ONU a 30 de Novembro de 1981. A 21 de Setembro de 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, Kofi Annan afirmou: "Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da mesma." Assim,  idosos e crianças juntaram-se numa largada de balões com frases alusivas a este dia. Oito das crianças da creche, com idades compreendidas entre 1 a 3 anos - e 20 dos idosos do Lar - com idades compreendidas entre os 67 e os 92 anos - largaram 30 balões com palavras alusivas à Paz, tais como amor, compreensão, alegria, consideração, respeito, amizade, harmonia, abraço e sorrisos.

Comentários