Animação de loading

Cerejeira é Planta do Mês

Pode visitar no único labirinto de árvores de fruto do Mundo

Com a chegada da Primavera, chegam as cerejeiras em flor! No Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, existe um labirinto de árvores de fruta onde já se encontram várias perfumadas flores de cerejeira, razão pela qual é eleita como espécie do mês!

As cerejeiras são árvores de copa ampla que podem atingir até 30 metros de altura. Habitam bosques caducifólios húmidos, margens de rios e outros lugares frescos e profundos. Em Portugal, a maior presença de cerejeiras encontra-se na zona interior norte.

Durante os meses de Abril a Maio vai-se desenvolvendo, lentamente, uma flor pequena, simples e de cor esbranquiçada. O vento, as abelhas e outros insetos, fazem a polinização destas flores para, no decorrer dos meses seguintes, se formar o tão apreciado fruto – a cereja.

A cereja é um fruto pequeno e arredondado, carnudo e de cor vermelha. Para se formar, necessitam de condições muito especiais como 800 a 1000 horas de frio e temperaturas abaixo dos 7ºC.

O fruto é muito apreciado por nós, como fruta ou para utilização em compotas e outros doces, mas também por vários pássaros como o melro e a tordoveia.

No Parque Biológico, além do labirinto de árvores de fruto, as cerejeiras podem ser encontradas ao longo do percurso. A Fundação ADFP é também proprietária de um cerejal de 2,5 ha no Fundão.