PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ
07 November 2011
Vai decorrer no dia 22 de Outubro, sábado, organizado pelo Parque Biológico da Serra da Lousã (PBSL) um programa destinado à Brama dos Veados.
O veado, o segundo maior cervídeo europeu e o maior mamífero da Serra da Lousã ocupa uma grande variedade de habitats onde se alimenta de ervas diversas, frutos, rebentos de árvores e arbustos.
Os machos e fêmeas desta espécie ocupam áreas geográficas distintas durante a maior parte do an
o, com excepção da época de reprodução. Nessa altura, os machos constituem e defendem haréns de fêmeas ou protegem territórios onde ocorram fêmeas das incursões de outros machos.
Todos os anos, entre Setembro e Outubro, ocorre um dos mais belos espectáculos do meio natural. Referimo-nos ao período de acasalamento do veado, conhecido por época da “Brama”.
É nesta altura que acontecem as fortes lutas e despiques entre machos. Muitas vezes existe apenas uma avaliação de forças entre competidores, através da intensidade e volume de bramidos emitidos pelos machos. É, por este motivo, que esta época toma também o nome de brama.
O programa consiste numa caminhada pela Serra da Lousã, que partirá do Centro de Informação do Parque Biológico da Serra da Lousã pelas 5h da manhã. Durante o percurso serão feitas paragens para ouvir os bramidos dos machos e tentar observar estes animais. Para tal, serão identificados trilhos, vestígios de alimentação, marcações territoriais bem como os dejectos feitos pelos veados. De forma a enquadrar os participantes será dada uma breve explicação acerca da biologia e comportamento destes animais.
Pelas 14h30 será realizada uma visita guiada ao PBSL onde os participantes poderão aprender algumas curiosidades e contactar mais de perto com os animais selvagens do nosso país, nomeadamente, veados, gamos, raposas, javalis, lontras, águias, peneireiros, entre outros e alguns hoje inexistentes em Portugal como os ursos e linces.
O almoço está previsto para o Restaurante Museu da Chanfana. O preço com almoço é de 22,50€ e sem almoço o preço será de 15€.
As inscrições poder ser feitas através do e-mail quintadapaiva@adfp.pt até ao dia 20 de Outubro. Para informações complementares contactar o Parque Biológico da Serra da Lousã pelos telefones 239538444 ou 915361527.
Ao visitar o PBSL, apoia também uma causa social pois o parque integra a Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional), instituição privada de solidariedade social, com 23 anos de existência, que aposta na integração e desenvolvimento da pessoa com deficiência física, motora ou mental, e vê no ambiente e na ecologia temas capazes de conquistar resultados terapêuticos.
O PBSL constitui assim uma oportunidade única para se conhecer a vida selvagem de Portugal. O Parque possui também o único labirinto de árvores de fruta no mundo e uma Quinta Pedagógica com as raças animais tradicionais de agro-pastorícia portuguesa.
Visite o Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, todos os dias entre as 9h e as 18h.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: