Animação de loading

Brama dos Veados na Serra da Lousã programa com visita ao zoo da vida selvagem de Portugal

PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ

Vai decorrer no dia 22 de Outubro, sábado, organizado pelo Parque Biológico da Serra da Lousã (PBSL) um programa destinado à Brama dos Veados.


O veado, o segundo maior cervídeo europeu e o maior mamífero da Serra da Lousã ocupa uma grande variedade de habitats onde se alimenta de ervas diversas, frutos, rebentos de árvores e arbustos.
Os machos e fêmeas desta espécie ocupam áreas geográficas distintas durante a maior parte do an

o, com excepção da época de reprodução. Nessa altura, os machos constituem e defendem haréns de fêmeas ou protegem territórios onde ocorram fêmeas das incursões de outros machos.


Todos os anos, entre Setembro e Outubro, ocorre um dos mais belos espectáculos do meio natural. Referimo-nos ao período de acasalamento do veado, conhecido por época da “Brama”.


É nesta altura que acontecem as fortes lutas e despiques entre machos. Muitas vezes existe apenas uma avaliação de forças entre competidores, através da intensidade e volume de bramidos emitidos pelos machos. É, por este motivo, que esta época toma também o nome de brama.


O programa consiste numa caminhada pela Serra da Lousã, que partirá do Centro de Informação do Parque Biológico da Serra da Lousã pelas 5h da manhã. Durante o percurso serão feitas paragens para ouvir os bramidos dos machos e tentar observar estes animais. Para tal, serão identificados trilhos, vestígios de alimentação, marcações territoriais bem como os dejectos feitos pelos veados. De forma a enquadrar os participantes será dada uma breve explicação acerca da biologia e comportamento destes animais.


Pelas 14h30 será realizada uma visita guiada ao PBSL onde os participantes poderão aprender algumas curiosidades e contactar mais de perto com os animais selvagens do nosso país, nomeadamente, veados, gamos, raposas, javalis, lontras, águias, peneireiros, entre outros e alguns hoje inexistentes em Portugal como os ursos e linces.


O almoço está previsto para o Restaurante Museu da Chanfana. O preço com almoço é de 22,50€ e sem almoço o preço será de 15€.


As inscrições poder ser feitas através do e-mail quintadapaiva@adfp.pt até ao dia 20 de Outubro. Para informações complementares contactar o Parque Biológico da Serra da Lousã pelos telefones 239538444 ou 915361527.


Ao visitar o PBSL, apoia também uma causa social pois o parque integra a Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional), instituição privada de solidariedade social, com 23 anos de existência, que aposta na integração e desenvolvimento da pessoa com deficiência física, motora ou mental, e vê no ambiente e na ecologia temas capazes de conquistar resultados terapêuticos.


O PBSL constitui assim uma oportunidade única para se conhecer a vida selvagem de Portugal. O Parque possui também o único labirinto de árvores de fruta no mundo e uma Quinta Pedagógica com as raças animais tradicionais de agro-pastorícia portuguesa.


Visite o Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, todos os dias entre as 9h e as 18h.

Comentários