Animação de loading

Brama dos Veados

No Parque Biológico da Serra da Lousã

Durante os últimos meses, as hastes (estruturas de natureza óssea) do veado do Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, estiveram a crescer e agora atingiram o seu tamanho máximo.

Neste período de tempo, as hastes encontraram-se cobertas por uma epiderme de veludo que as protegeu e irrigou durante o crescimento.

Chegando ao tamanho máximo (que cresce uma bifurcação a mais por cada ano que passa) este veludo seca e parte óssea fica exposta.

Durante o mês de Setembro e Outubro, decorre a época de acasalamento nesta espécie, também conhecida por época da brama!

Esta época advém o nome dos penetrantes bramidos que os veados machos emitem durante dia e noite, que servem para afastar e ameaçar outros machos competidores mas também para darem a conhecer a sua presença às fêmea que habitam o seu território.

Quando dois machos se encontram e ambos se querem exibir, podem ocorrer lutas entre eles, utilizando as hastes e emitindo bramidos.

No Parque Biológico, o nosso exuberante macho já tem o seu harém, no entanto, é frequente ouvirem-se os bramidos entre ele e os machos mais jovens. Venha visitar-nos durante o mês de Outubro e observe estes comportamentos! É uma oportunidade única, não perca!



Comentários