Espécie do mês de Agosto no Parque Biológico da Serra da Lousã
13 August 2019 | Atividade Agroflorestal, Ambiente
Oriunda da região de Mértola, uma das mais antigas povoações da Lusitânia, a vaca de raça Mertolenga é a espécie do mês no Parque Biológico após este ter recebido um fantástico exemplar.
Esta raça surge para fazer face às necessidades das pastagens do Tejo e Sado, algo que os bovinos de raça Alentejana, Mirandesa e Brava não satisfaziam. Desta forma, aparece este animal de perfil reto, cornadura em gancho ou lira e índole arisca.
A sua pelagem pode apresentar três fenótipos: malhada (17% do efetivo), rosilho mil-flores (47%) e vermelho (36%). No Parque Biológico apresentamos um exemplar de fenótipo malhado.
O Parque Biológico apresenta a melhor coleção de animais selvagens que habitam o nosso país e uma muito diversificada mostra de animais da agro-pastorícia lusitana.
É um local de visita obrigatória para famílias que queiram conhecer a vida de Portugal.
O Parque Biológico da Serra da Lousã está associado ao Templo Ecuménico Universalista, promovendo a paz e a liberdade de crer e não crer.
É ainda um projeto de inclusão social onde pessoas especiais, com deficiência ou doença mental desempenham importantes tarefas nomeadamente no Ecomuseu Espaço da Mente com produção de artesanato preservando artes e ofícios tradicionais.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: