Presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra visitou Fundação ADFP
27 April 2016
João Noronha, presidente da Escola Superior Agrária de Coimbra, visitou no dia 18 de abril, a sede e infraestruturas do sector agropecuário e florestal da Instituição. Declarou-se “muito bem impressionado, já que não conhecia a Fundação, com todas as valências que oferecem”.
João Noronha depois de visitar as principais valências sociais, e tendo encontrado no percurso antigos alunos, seguiu para as vinhas que a Fundação tem em Lamas, estufas da plantação agro biológica no Cadaixo, e a Adega, ainda em montagem na Zona Industrial.
Visivelmente impressionado com a dimensão e qualidade do sector produtivo, nomeadamente na área de vinha e agricultura, demonstrou disponibilidade em operacionalizar a parceria com estágios curriculares e recursos técnicos do ESAC no âmbito dos cursos ministrado e trabalho da Fundação ADFP.
Durante o almoço, com a equipa técnica que o acompanhou na visita e o presidente do Conselho de Administração, Dr. Jaime Ramos, foi-lhe dado a conhecer outros projetos em que o ESAC podia apoiar tecnicamente a Fundação ADFP, nomeadamente a Queijaria e o Fumeiro, e na investigação para a produção de licores.
Assinado o protocolo, João Noronha afirmou que “A Escola Superior Agrária tem tido já bastante colaboração através da nossa docente Carmen Lopes, e estamos já há bastante tempo a finalizar este protocolo, que só não foi antes por falta de tempo e de oportunidade. Só hoje é que pudemos cá estar para formalizar e pensamos que no Parque Biológico bem como na situação agrícola, o ESAC terá todo o interesse em manter essa colaboração, que aliás faz parte da nossa missão trabalhar com os parceiros locais”.
Da parte da tarde, continuou a visita no Parque Biológico da Serra da Lousã e Espaço da Mente, tendo afirmado que “Toda a filosofia que eu vi, que está por trás da instituição, pareceu-me bem e na verdade fiquei agradavelmente surpreendido”.
A Fundação ADFP já demonstrou a sua disponibilidade em acolher estágios curriculares deste estabelecimento de ensino, como solicitou formalmente ao ESAC o apoio técnico no desenvolvimento da atividade de queijaria e fumeiro (a concretizar quando a autarquia desbloquear o processo de licenciamento que se arrasta há mais de 2 anos) e na produção de licores e vinhos.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: