03 August 2017 | EcoMuseu
O Parque Biológico da Serra da Lousã deu as boas-vindas a uma nova cria, no decorrer deste mês: uma majestosa e pura borrega da Serra da Estrela! Assim sendo, a ovelha foi escolhida como espécie do mês de agosto.
A ovelha (Ovis aries) é um mamífero ruminante, em que o macho é chamado de carneiro, as crias de cordeiros, e os juvenis de borregos. Podem apresentar a cor preta ou branca.
Apresenta uma estrutura mediana, ambos os sexos têm cornos, enrolados em espiral, com comprimentos variáveis, rugosos, fortes na base, e finos nas pontas. Exceto a cabeça, ventre e membros, todo o seu restante corpo é coberto de lã, sendo esta um dos seus interesses a nível económico.
O tempo de gestação das fêmeas é de cinco meses, nascendo uma ou, por vezes, duas crias. A manutenção desta espécie e raça é cada vez mais importante para a vertente social, dado estar ligada a uma cultura que já perdura há séculos.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: