Animação de loading

1º Prémio de Empreendedorismo Social Damião de Gois

Parque Biológico da Serra da Lousã vence

O Parque Biológico da Serra da Lousã da Fundação ADFP, em Miranda do Corvo, recebeu o I Prémio Damião de Góis de Empreendedorismo Social, dia 2 de Julho na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

O prémio, no valor de 10 mil euros, foi atribuído pela parceria entre o Instituto Português de Corporate Governance e a Embaixada do Reino dos Países Baixos, em Lisboa.

Tratou-se de uma distinção que reconhece o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Parque Biológico da Serra Lousã, com vista à criação de emprego e ocupação para pessoas com deficiência, doença mental e/ou vitimas de exclusão social numa perspectiva de biofilía e ecobiótica.

A Fundação ADFP esteve representada na cerimónia de pelo seu Presidente, Jaime Ramos, Nancy Rodrigues responsável pelo departamento cultural e Sofia Santos responsável pela área social e ocupacional do parque. O prémio foi entregue pelo embaixador do Reino dos País Baixos, Henk Soeters, na presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira, e de Pedro Rebelo de Sousa, Presidente do Instituto Português de Corporate Governance.

O Parque venceu o primeiro prémio, entre 34 outros projectos.

Damião de Góis foi um homem de cultura e um importante humanista que viveu nos Países Baixos, responsável pela Torre do Tombo e que foi perseguido pelo Santo Oficio. Este prémio será atribuído de dois em dois anos.

O Parque Biológico para alem do seu importante papel no domínio da biofilía e defesa da natureza é uma aposta humanista na criação de emprego de pessoas com necessidades especiais valorizando, pelo restaurante Museu da Chanfana, a gastronomia regional.

O Restaurante Museu da Chanfana esta incluído no guia nacional “Boa mesa, boa cama” editado pelo Expresso.

O Parque Biológico, localizado em Miranda do Corvo, possui ainda um conjunto museológico em expansão, com oficinas de artes e ofícios tradicionais onde pessoas com handicaps produzem artesanato variado.

À entrada do Parque Biológico uma frase do Papa Bento XVI mostra que se entra num parque temático diferente, onde os valores da cristandade e do personalismo também residem, para além dos aspectos ambientais e animais.

Comentários