Animação de loading

“Cuidar o presente, programar o futuro”

VI Ciclo de Conferências sobre envelhecimento da Fundação ADFP

A Fundação ADFP vai promover o VI Ciclo de Conferências sobre envelhecimento, sob o lema “Cuidar do presente, programar o futuro”, no próximo dia 20 de Outubro, no Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo.

Será a Dr. ª Judite Carvalho, técnica de serviço social e Diretora da Residência Cristo Redentor, no Senhor da Serra, a apresentar este Ciclo de Conferências, logo pelas 09h45.

A anteceder o almoço, a Sessão de Honra só terá lugar pelas 12h15, com a presença do Eng.º Miguel Baptista, Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, do Eng.º Ramiro Miranda, Diretor do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Coimbra e da Dr.ª Luísa Ramos, Coordenadora do Centro de Saúde de Miranda do Corvo.

A manhã terá dois painéis e uma conferência: pelas 10h00 o primeiro painel abordará os Direitos Humanos, com a Dr.ª Sónia Mairos Ferreira (FPCEUC) a falar sobre “A invisibilidade do idoso vítima de violência”, seguindo-se a intervenção da Enf.ª Gisela Duarte Almeida, do IPO de Coimbra abordar “Os Direitos Humanos em fim de vida”.

A primeira conferência, prevista para as 10h45, estará a cargo do Prof. Dr. Ricardo Pocinho (ESTES Coimbra), e versará as “Políticas Sociais: envelhecimento ativo”.

Depois do intervalo para o café, o Painel 2, dedicado às “novas tecnologias 2.0”, o Prof. Dr. João Malva (FMUC) apresentará a “Ageing@Coimbra: projetos inovadores para um envelhecimento saudável”, seguindo-se a apresentação de “Os novos paradigmas da intervenção social em SAD”, com intervenções da Dr. ª Natália Leandro (FADFP) sobre o “Projeto Integraal” e do Eng.º António Seiça, da Alectisugere, Lda.

Depois do almoço (13h00) no Restaurante Museu da Chanfana será a vez do Painel 3, “Controlo sintomático” (14h 30) com duas intervenções: “Fisiopatologia do envelhecimento: ENVELHECER com FUTURO, que Futuro?” pela Prof.ª Dr. ª Marília Dourado (FMUC) e “Polimedicação no Idoso”, a cargo do DR. Rui Cruz (ESTES Coimbra).

A 2ª Conferência deste Ciclo tem como interveniente o Prof. Dr. José Eduardo Pinto da Costa (ICBAS, Porto) e como tema “Conselhos para envelhecer ativamente.

O 4º e último painel é sobre as terapias gerontológicas alternativas, com a Enf.ª Graça Folhas (IPO Coimbra) a falar de “Gestão do sofrimento” e com o Prof. Dr. Parra Marujo a abordar o tema da “Mindfulness no envelhecimento”.

Ainda neste último painel, a Dr. ª Cristina Cruz (FADFP) falará da “Felicidade nos anos dourados”, seguindo-se por fim a vez do musicoterapeuta António Novais falar de “Musicoterapia.

Na sessão de encerramento estarão presentes o Dr. Avelino Pedroso, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Norte, o Prof. Dr. Ricardo Pocinho, Secretário da Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Coimbra e do Dr. Jaime Ramos, Presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP.

Comentários