Animação de loading

“ADFP apresenta uma estrutura que valoriza as respostas às necessidades em cuidados da população e comunidade”

Dirigentes da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros visitam Fundação ADFP

Uma comitiva da recém apossada direção regional da Ordem dos Enfermeiros visitaram a sede da Fundação ADFP, Espaço da Mente no Parque Biológico da Serra da Lousã e Hotel, com vista a estreitar as relações entre as duas organizações e promover a parceria.


Esta comitiva composta pelos enfermeiros, Ricardo Matos, Presidente do Conselho Diretivo, Pedro Lopes, Secretário e Rui Gonçalves, Presidente do Conselho de Enfermagem, visitaram todas as áreas sociais da instituição, contactaram com colegas de profissão e testemunharam o funcionamento de serviços e condições dos colaboradores.


Visivelmente impressionados pela dimensão da organização e polivalência, foram, no entanto, questionando colegas e equipas técnicas ao longo da visita relativamente a procedimentos e condições de trabalho.


“Em conjunto as duas instituições podem caminhar juntas na defesa da qualidade dos cuidados à população proporcionando aos enfermeiros condições que os mantenha motivados e numa lógica de gestão da qualidade dos cuidados”, disse Rui Gonçalves relativamente ao papel moderador e cooperante da Ordem dos Enfermeiros, contrariando a ideia de uma entidade autoritária e disciplinar.


Em visita ao Espaço da Mente, Ricardo Matos registou no livro de honra que o projeto “é indubitavelmente, uma criação magnífica, que reflete os 3 valores fundamentais que sustentam uma sociedade: Igualdade, Liberdade e Fraternidade”.


Em almoço no Restaurante Museu da Chanfana, e com o Presidente do Conselho de Administração, Jaime Ramos, e duas das enfermeiras com mais anos de serviço na ADFP, Marta Bagagem e Cristina Falcão, foram delineadas estratégias de cooperação, por um lado em termos de procedimentos operacionais e opções para o futuro, já que a ADFP a médio prazo vai construir um Hospital, e por outro lado a perspetiva de uma parceria no sentido de facultar condições especiais de acesso aos associados da OE nos equipamentos e serviços da ADFP, nomeadamente no que toca ao Parque Biológico da Serra da Lousã e Hotel Parque Serra da Lousã.


Por fim Rui Gonçalves reforçou que “a Ordem dos Enfermeiros (secção regional do centro) e a ADFP podem desenvolver uma aproximação que valorize os cuidados de enfermagem e desenvolvimento profissional dos seus 45 enfermeiros”.


Comentários