No Parque Biológico da Serra da Lousã
27 November 2018 | EcoMuseu, Educação e Formação, Atividade Agroflorestal, Ambiente
A águia de asa redonda (Buteo búteo), a ave de rapina mais comum em Portugal, encontrando-se distribuída por todo o território português e sendo frequente de observar em poisos junto às estradas, é o animal que o Parque Biológico da Serra da Lousã escolheu como animal do mês de Dezembro.
Também conhecida como búteo, esta espécie caracteriza-se por um tamanho pequeno, tonalidade castanha escura nas penas e patas claras. Apresenta uma mancha clara no peito, em forma de meia-lua, que a torna reconhecível mesmo ao longe. Quando em voo, sobressaem as manchas claras nas partes inferiores e as orlas mais escuras.
A alimentação consiste em coelhos e ratos, podendo alimentar-se de mamíferos de maiores dimensões ou ainda répteis, insetos e aves mais pequenas.
A reprodução decorre durante a Primavera, pondo a fêmea 2 a 4 ovos com uma incubação de 33 a 35 dias.
No Parque Biológico, pode observar exemplares desta espécie provindos de centros de recuperação, após serem considerados espécies irrecuperáveis para viver novamente na Natureza. Ao visitar o Parque Biológico está a contribuir para um projeto de conservação da fauna autóctone portuguesa.
14 November 2022 | Social, EcoMuseu, Serviços, Empregabilidade, Fundação ADFP
Ler Artigo
27 September 2022 | Social, Cultura, EcoMuseu, Turismo com Propósito Social, Serviços, Visitas, Fundação ADFP, Ambiente
Ler Artigo
23 September 2020 | EcoMuseu, Turismo com Propósito Social, Eventos
Fenómeno observável no Templo Ecuménico Universalista
Ler Artigo
15 March 2019 | Cultura, EcoMuseu, Turismo com Propósito Social
Ler Artigo
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: