Animação de loading

Águia de Asa Redonda é o animal do mês de Dezembro

No Parque Biológico da Serra da Lousã

A águia de asa redonda (Buteo búteo), a ave de rapina mais comum em Portugal, encontrando-se distribuída por todo o território português e sendo frequente de observar em poisos junto às estradas, é o animal que o Parque Biológico da Serra da Lousã escolheu como animal do mês de Dezembro. 

Também conhecida como búteo, esta espécie caracteriza-se por um tamanho pequeno, tonalidade castanha escura nas penas e patas claras. Apresenta uma mancha clara no peito, em forma de meia-lua, que a torna reconhecível mesmo ao longe. Quando em voo, sobressaem as manchas claras nas partes inferiores e as orlas mais escuras. 

A alimentação consiste em coelhos e ratos, podendo alimentar-se de mamíferos de maiores dimensões ou ainda répteis, insetos e aves mais pequenas. 

A reprodução decorre durante a Primavera, pondo a fêmea 2 a 4 ovos com uma incubação de 33 a 35 dias. 

No Parque Biológico, pode observar exemplares desta espécie provindos de centros de recuperação, após serem considerados espécies irrecuperáveis para viver novamente na Natureza. Ao visitar o Parque Biológico está a contribuir para um projeto de conservação da fauna autóctone portuguesa.