Descobrimos talentos... não diagnosticamos deficiências
Uma percentagem elevada de colaboradores são pessoas vítimas de deficiência, incapacidades ou doença mental grave.
Um total de 330 colaboradores especiais, ou seja 39% do total de colaboradores remunerados, não voluntários.
Salientamos que muitos destes colaboradores especiais são chefes e diretores de serviços, desempenhando funções ao mais alto nível da hierarquia.
Muitos são licenciados, outros vítima de acidente, foram reabilitados na instituição e, após formação profissional interna, assumiram a liderança de importantes serviços.
Toda a área financeira (contabilidade, tesouraria, gestão de projetos, aquisições e economato) é assumida com colaboradores com desvantagens.
Em 2015 publicámos o livro “Os Nossos Campeões” com a biografia de 24 colaboradores exemplares que representam o que há de melhor na cultura inclusiva e integradora da ADFP.
O lema da Instituição não é diagnosticar deficiências ou avaliar incapacidades ou desvantagens, mas sim descobrir e valorizar talentos em pessoas especiais, apostando na sua integração e inclusão laboral e social.
"Se pudesse dar um nome à Fundação, falaria da Arca de Noé, porque está lá tudo dentro, de uma forma integrada e na sua diversidade."
Joaquina Madeira, Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações 2012
500 residentes com diferentes problemáticas
3400 utilizadores regulares
500 trabalhadores incluindo educação e turismo
847 colaboradores regulares, incluindo utentes em atividades ocupacionais, formação profissional e desempregados em programas ocupacionais, contando os voluntários, sem qualquer tipo de remuneração, e com prémio de bolso.
39% dos colaboradores têm deficiência/doença crónica
18% são do quadro, alguns a desempenhar funções de topo na Contabilidade, Gestão, Serviço de Pessoal, Economato, Secretariado…
E ainda...
Milhares de animais e plantas no Parque Biológico da Serra da Lousã.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: