Animação de loading

A Queijaria e Fumeiro, está inserido no Parque Biológico da Serra da Lousã, e foi inaugurada em Novembro 2016.

O objetivo é dinamizar atividades produtivas e possibilitar a integração profissional de pessoas com deficiência e/ou doença mental.

Simultaneamente, o projeto permitirá a valorização e reabilitação do património cultural, vivências, artes e ofícios e aproveitamento da produção endógena.

Este projeto já foi reconhecido duas vezes.

Em 2012, pela Fundação EDP, enquanto projeto vencedor do Programa EDP Solidária, recebendo a Fundação ADFP um apoio financeiro de 75 mil euros para acriação de uma unidade de transformação, com queijaria e fumeiro tradicional para dinamizar atividades produtivas e integração profissional de pessoas com deficiência, aproveitando e valorizando os recursos endógenos do Parque Biológico. Comercializando os artigos produzidos na Loja de Artesanato já existente, eventos e na Rede de Aldeias de Xisto.

Entre as partes vigora um Protocolo de Colaboração, sustentando o compromisso de manter a colaboração no desenvolvimento do Projecto Queijaria/Fumeiro.

Recebeu, também, o  1º Prémio “Mãos Dadas – Comunidade e Solidariedade no Feminino”, na vertente Sustentabilidade, com o projeto “Mãos Cheias de Saberes e Sabores. Queijaria e Fumeiro””, em janeiro de 2015, atribuído pela APGICO (Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação) e pela SIUP (Soroptimist Internacional União de Portugal), que visa reconhecer, sobretudo o empenho de mulheres que se dedicam a iniciativas de empreendedorismo social de forma inovadora, sustentável e eficaz.

Informações

3a a Domingo: 9h - 13h e 14h - 18h (mediante inscrição prévia)

Centro Social Comunitário Dr. Jaime Ramos

Rua da Associação
3220-231 Miranda do Corvo
T. 239 530 150

E. geral@adfp.pt

Fernando Marques, Coordenador

E. fernandomarques@adfp.pt

 

Andreia Antunes, Diretora Técnica

E. andreiaantunes@adfp.pt

 

Inês Gama, Terapeuta Ocupacional

E. inesgama@adfp.pt