Animação de loading

Walking Futebol da Universidade Sénior da Fundação ADFP conclui mais uma época com sucesso!

População Sénior de Miranda do Corvo e arredores continua a “joga futebol a andar”! Atletas da modalidade desportiva integram a Seleção da Associação de Futebol de Coimbra

18 July 2024 | Social, Desporto, Fundação ADFP

O Walking Futebol é uma das atividades que fazem parte da oferta da Universidade Sénior da Fundação ADFP, e que decorre uma vez por semana no Campo Mirandense – Sá Carneiro.

Atualmente conta com cerca de 20 elementos da Universidade Sénior, e é uma modalidade desportiva que é uma variante do futebol, para maiores de 50 anos, onde não se pode correr, mas sim andar. Tal como o próprio nome indica, em inglês, significa “futebol a andar” ou “futebol a passo”, e é um projeto desportivo e social desenvolvido pela Rede das Universidades Seniores (RUTIS), e pelos seus parceiros, com o apoio do IPDJ, com o objetivo de promover o exercício físico, a inclusão social e a competição saudável entre os séniores.

A Secção de Walking Futebol da Fundação ADFP está inscrita na FPF – Federação Portuguesa de Futebol, o que permite a participação em encontros lúdicos pelo país, com o objetivo de fomentar a prática desportiva, promover o convívio como componente social e lúdica, combater o isolamento, e promover o envelhecimento ativo.

Nos encontros organizados pela RUTIS, a equipa jogou em Cacia, Oliveira do Bairro, e Torres Vedras. Na ótica de divulgação da modalidade pelo distrito, para além da promoção junto de Câmaras Municipais e Clubes de Futebol, os nossos jogadores ainda participaram em diversos encontros organizados pela AFC – Associação de Futebol de Coimbra. Para poderem participar nestes eventos desportivos, os atletas tiveram que realizar exames médicos desportivos, e estarem devidamente inscritos.

Francisco da Silva, Monitor da Fundação ADFP e treinador da modalidade é enaltecido e referenciado pelos atletas como “um ótimo professor, dinâmico e incentivado, e puxa muito por nós!”, salientaram diversos alunos e praticantes da modalidade, membros da Universidade Sénior da Fundação ADFP.

“Gostamos muito da prática, o incentivo dele foi tão bom que quem não tinha tido contacto com a bola antes, como eu, acabou por ficar rendida! O ambiente entre colegas é ótimo, tudo bons colegas. Somos todos uns jovens muito divertidos!”, referiram os jogadores.

As atletas que deram o seu testemunho salientaram apenas que “o único ponto fraco é ter esta atividade só 1 vez por semana, queríamos 2 ou 3 vezes. É o sítio onde nos divertimos mais, e onde podemos juntar coisas muito boas, pois andamos ao ar livre, fazemos exercício, divertimo-nos, espairecemos. Há um espírito competitivo saudável, há um grande sentido de camaradagem e de convívio social entre todos, o que é excelente, e para a nossa idade é ótimo!”.

“Por exemplo no caso das senhoras ninguém jogava antes ou tinham tido pouco contacto com o futebol Os homens também tiveram que se adaptar porque o jogo tem regras específicas. Uma curiosidade é que aqui na equipa andam aqui vários casais e as senhoras estão perfeitamente integradas no grupo, e os homens também as apoiam muito. No futuro esperamos e pretendemos realizar intercâmbios/torneios entre equipas, e convívios com outros praticantes de outras equipas”, declarou o treinador, Francisco da Silva.

Para inscrições nas atividades da Universidade Sénior da Fundação ADFP, poderá entrar em contacto via telefone para o número 239 530 150 (chamada para a rede fixa nacional), ou via email, para geral@adfp.pt ou cristina.cruz@adfp.pt.

Comentários