Animação de loading

Universidade Sénior do Mondego inicia ano letivo

Aulas iniciam esta semana

Com abertura formal marcada para dia 10 de outubro, as aulas seniores no Centro Intergeracional Mondego vão iniciar esta semana.

Pelas 14 horas decorrerá a aula inaugural, com a Dra. Cristina Cruz, Diretora da Universidade Sénior de Miranda do Corvo, seguindo-se uma aula aberta de TAI-CHI, pela mão do Professor João Álvaro. Às 16 horas, uma aula aberta de Envelhecimento Ativo, com a Professora Carolina Mota. Termina com um lanche e convívio, em que participarão os alunos da Universidade Sénior do Mondego e, também, alunos da Universidade Sénior de Miranda do Corvo.

Programa curricular para 2017/18

Os alunos da Universidade Sénior do Mondego terão acesso a aulas nas disciplinas e temáticas de Cidadania, Conta-me Histórias, Informática, Inglês, Literacia em Saúde, Património com História, Psicologia, Sociologia, Envelhecimento Ativo, sem esquecer o Clube de Leitura, a Ginástica, Pintura, Dança, Tai-Chi, Música com Grupo de cordas, etc. O plano curricular integra, para além das atividades em sala de aula, visitas de estudo, trabalhos de campo, e viagens socioeducativas.

A Universidade Sénior do Mondego surge, em 2016, no contexto de aproveitamento das instalações do antigo Colégio São Martinho, e confrontada com a necessidade de criar uma Universidade Sénior, exemplar no Concelho de Coimbra, contando na altura com o apoio do Dr. Ricardo Pocinho, especialista em envelhecimento ativo, e no seguimento da experiência e do sucesso da Universidade Sénior de Miranda do Corvo.

A Universidade Sénior do Mondego tem 66 alunos, e funciona junto das crianças e jovens, numa lógica de convívio intergerações.

A Universidade Sénior de Miranda do Corvo

A Universidade Sénior de Miranda do Corvo foi criada em 2005, no sentido de promover o envelhecimento ativo e a intergeracionalidade como forma de partilha de experiências. O ensino funciona em regime não formal, sem fins de certificação, e situa-se num contexto de formação ao longo da vida.

Proporciona aos alunos aulas de Inglês, Literatura, História das Religiões, História, Psicologia, Happy Café, Francês, Ioga, Tai-Chi, Ginástica, Hidroginástica, Cavaquinhos, Grupo Coral e Dança. A frequência das aulas da Universidade Sénior é optativa, podendo cada aluno escolher as disciplinas que mais lhe interessam.

Dinamiza atividades sociais, culturais, educacionais, desportivas e de convívio, para pessoas com mais de 55 anos.

Tem 52 alunos. Promove o convívio cultural, incluindo viagens no país e no estrangeiro.

É um caso de sucesso nacional, tendo ganho vários prémios e vencido concursos de cultura geral. Este facto permitiu-lhe ter sido a organizadora, em 2007 e 2015, de dois encontros nacionais de universidades seniores em Miranda do Corvo.

 + Sobre Centro Intergeracional Mondego

A Fundação ADFP adquiriu o pavilhão de exposição da Mogno Móveis, em Fala, para ali instalar uma Creche e Pré-escola, valências que abriram as portas no ano letivo 2017/18.

Neste edifício, localizado perto da via rápida de Taveiro, ficou a funcionar também, a Universidade Sénior do Mondego, projeto também promovido pela ADFP.

A Creche e Pré-escola que se encontram a funcionar naquele pavilhão, foram adquiridas pela ADFP após a falência, há pouco mais de um ano, do Centro Social e Paroquial de S. Martinho.

Estas duas valências funcionaram durante o ano letivo passado nas instalações do antigo Colégio de São Martinho, em Fala, que fora também comprado pela Fundação ADFP, após a redução dos contratos de associação com o Estado.