Animação de loading

Recebe visitantes internacionais

Espaço da Mente prestes a ser concluído

Presa por detalhes a sua conclusão, o Espaço da Mente, no Parque Biológico da Serra da Lousã, abriu excecionalmente para uma visita de cientistas de renome de vários países, que estão de passagem por Portugal, no âmbito de projetos de investigação com a Universidade de Coimbra, dia 22 de Dezembro.

Nancy Rodrigues, do Gabinete de Imagem e Parcerias foi a cicerone, juntando-se mais tarde Jaime Ramos, o presidente da Fundação ADFP, para uma breve intervenção, devido a outros compromissos.

O mirandense Eduardo Barata, professor na Faculdade de Economia daquela universidade, teve a ideia de trazê-los, com o objetivo de dar-lhes a oportunidade de conhecerem um pouco do que mais genuíno existe no nosso país:

“Isso, em claro contraste com outras ofertas ditas tradicionais, que são normalmente muito formatadas para um público internacional uniforme, o que faz com que características quase “plásticas”, de tal modo que visitar um museu em Portugal pode tornar-se muito semelhante a visitar um museu em qualquer outro país do mundo”, salientou Eduardo Barata.

“A maior vantagem comparativa desta visita ao Espaço da Mente e ao Parque Biológico é a autenticidade, sendo que é nessa diferença que reside a sua maior riqueza, que será tanto maior quanto mais for partilhada”, acrescentou.

Nesta visita participaram Kathryn Janda, da Universidade de Oxford (Reino Unido), Maria Pablo Romero, da Universidade de Sevilha (Espanha), Lyssandro Siqueira, da Escola Superior D. Hélder Câmara, de Belo Horizonte (Brasil), seis professores da Universidade de Coimbra, e 2 estudantes de doutoramento Energy for Sustainability, no âmbito do MIT Portugal, que envolve entre outros a Universidade de Coimbra e o MIT (Massachussets Institut of Technology).

Face às opiniões manifestadas durante a visita e o almoço no Restaurante Museu da Chanfana, ex-libris da gastronomia regional, é rigoroso afirmar-se que Miranda do Corvo conta a partir de agora com mais um conjunto de valiosos embaixadores.

O balanço da visita, comum a todos os participantes, destacou o reconhecimento pela obra e os parabéns à Fundação ADFP, com a promessa de regressarem assim que possível.

Comentários