Animação de loading

Raposa é animal do mês de Agosto

No Parque Biológico da Serra da Lousã

A raposa (Vulpes vulpes) é o animal do mês de Agosto no Parque Biológico da Serra da Lousã. É um animal com atividade crepuscular e noturna, carnívoro de médio porte, da família dos canídeos, e pode pesar entre 3-7 Kg sendo as fêmeas ligeiramente mais pequenas. Apresenta-se com uma cauda longa e uma cabeça pequena, com olhos oblíquos e orelhas longas, pontiagudas e triangulares. O seu pelo é mais curto no Verão e longo e espesso no Inverno, mas sempre de cor avermelhado com tons de cinzento e de castanho.

 

Alimenta-se essencialmente de mamíferos (coelhos, por exemplo), invertebrados, aves (perdiz, por exemplo), anfíbios, répteis e por vezes de frutos silvestres e cultivados. Sendo um predador generalista e oportunista, a raposa é capaz de esconder o alimento para consumir posteriormente.

 

O acasalamento centra-se entre Dezembro e Fevereiro com um tempo de gestação cerca de 2 meses. A raposa utiliza tocas escavadas e protegidas por vegetação para dar à luz, onde a ninhada pode ter entre 4-6 crias, e ambos os elementos do casal participam nos cuidados parentais.

 

Em Portugal, encontra-se distribuída por praticamente todos os habitats disponíveis (desde as zonas costeiras até às montanhas) de Norte a Sul do país, pois esta possui uma grande capacidade de adaptação. É uma espécie cinegética e não se encontra ameaçada.

 

Aberto ao público desde 2009, com cerva de 75 mil visitantes, o Parque Biológico da Serra da Lousã (PBSL) pertence à Fundação ADFP de Miranda do Corvo, que pretende incentivar a biofilia, o gosto e a paixão pela natureza, e também criar postos de trabalho para pessoas vítimas de exclusão, deficientes e doentes mentais. Venha visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã e apoie um projeto de integração social, com vertentes terapêuticas.

 

O Parque é hoje a melhor mostra da vida selvagem de Portugal.

Comentários