Animação de loading

Rabarrabos 2020 apresentado no Hotel Parque Serra da Lousã

Mais um novo vinho Terras de Sicó da Fundação

08 Outubro 2022 | Fundação ADFP

A marca Rabarrabos nasceu em 2017, tendo o nome da vinha e da antiga aldeia, agora São Sebastião, em Penela, terras de Sicó, e sendo por isso considerada uma homenagem ao antigo nome deste local, Rabarrabos, alterado na década de cinquenta.  

Esta vinha da Fundação ADFP tem uma área de cerca de 1,7 hectares, estando presentes as castas touriga nacional, trincadeira e aragonês, as quais compõem este vinho, sendo por isso vindimadas e vinificadas conjuntamente.

Posteriormente, e após todo o processo de colheita e produção, o vinho é sujeito a um estágio mínimo 6 meses em barricas de carvalho americano e, seguidamente, um outro estágio mínimo 6 meses em garrafa.

Sendo uma marca premium da FADFP, não há garantia que seja lançado todos os anos, já que obedece a um critério de seleção rigorosa para que os padrões da qualidade e prestígio se mantenham em todas as edições.

“Rabarrabos Tinto 2020” foi apresentado no dia 22/9, no Hotel Parque Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, e mantém o propósito social da Fundação ADFP e, segundo o Enólogo da Fundação, Gonçalo Moura da Costa "é um vinho que mostra o caráter e o terroir próprio e característico das Terras de Sicó", salientando ainda que "é um vinho nascido em Penela, criado em Miranda do Corvo e que chega agora a todos nós."

O projeto vitivinícola da Fundação ADFP é um complemento da sua função social, sendo por isso inclusivo, procurando ocupar e criar postos de trabalho para pessoas com handicaps, e fonte de receitas para contribuir para a sustentabilidade e ajudar mais pessoas. 

A Fundação assume-se com agente de desenvolvimento local e quer contribuir para a valorização da sub-região de vinhos Terras de Sicó, que abrange os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa, Miranda, Pombal e Soure em parceria com os municípios e outros produtores. 

Estes e outros vinhos da produção da FADFP podem ser encontrados e adquiridos na Loja de Artesanato do Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, ou então através de encomenda para o email do Enólogo da Fundação, Gonçalo Costa: goncalocosta@adfp.pt.

Comentários