Animação de loading

Projeto premiado da fundação ADFP consolida inovação no ensino

Mentes Brilhantes inicia atividade pelo 3º ano consecutivo

O projeto educativo Mentes Brilhantes iniciou este mês de Outubro o seu terceiro ano consecutivo de atividades científicas!

O grande objetivo é combater o insucesso educativo e o abandono escolar descobrindo talentos nas crianças.

A experiência dos dois anos anteriores aponta para uma aposta ganha no concelho de Miranda do Corvo, em que os alunos do 4º ano de todas as escolas, num total de 90 crianças, vestem diariamente a bata e desempenham o papel de cientistas!

Durante estas sessões, lecionadas por monitoras na área das ciências da biologia e da bioquímica, os alunos são confrontados com temas e experiências com conceitos mais avançados e exigentes do que aqueles que lhes são dados no programa escolar.

Este ensino desafia as capacidades das crianças a exemplo do que acontece no desporto onde se procura que com treino e aprendizagem façam melhor não caindo na rotina.

As crianças são avaliados pelas monitoras e pelo psicológico do projeto que detetam capacidades intelectuais, de destreza, de cooperação, entre outras, dos vários mini cientistas de modo a detetar e potenciar os talentos que possam ter.

O projeto Mentes Brilhantes é uma iniciativa da Fundação ADFP que conta com parceiros como a Caixa de Crédito Agrícola de Coimbra, Instituto de Educação e Cidadania, Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, Associação de Pais do Agrupamento Educativo e Câmara Municipal de Miranda do Corvo.

O projeto Mentes Brilhantes tem obtido vários prémios nacionais reconhecendo o carácter inovador desta experiência destinada a detetar talentos e capacidades intelectuais nas crianças, nas diferentes áreas da matemática ao desporto.

Juntos estamos a potenciar os talentos dos mais novos!

Comentários