Animação de loading

Pavão – Pavo cristatus

Animal do mês de Abril – Parque Biológico da Serra da Lousã

O pavão é a espécie eleita no mês de Abril no Parque Biológico da Serra da Lousã. Durante este mês, esta bonita ave vai entrar em época de reprodução permitindo aos visitantes observar e ouvir os fantásticos rituais de acasalamento desta espécie.

Esta espécie apresenta dimorfismo sexual, isto é, os pavões machos são reconhecidos pela sua bonita e grande cauda em leque com cores que variam entre vários tons de verde, azul e castanho. Por outro lado as fêmeas apresentam uma plumagem mais discreta em tons de cinzento e castanho. No final do verão, os pavões macho perdem as suas longas e coloridas penas!

Em Portugal, é uma espécie comum de encontrar em liberdade em parques, jardins e quintas pois são espécies que nunca se afastam muito do seu ninho. Durante a noite, é frequente encontrá-los empoleirados nas árvores.

A sua alimentação consiste em grãos, bagas, sementes e vegetais. No Parque Biológico existem 3 bonitos pavões à espera de uma visita sua, não perca a oportunidade de observar e ouvir os comportamentos de acasalamento típicos desta espécie.

Comentários