A EBA - Escola Profissional Beira Aguieira, de Penacova, aposta na Inclusão no setor do Turismo, enaltecendo o trabalho realizado no Parque Biológico da Serra da Lousã
09 June 2023 | Turismo com Propósito Social, Eventos, Fundação ADFP, Ambiente
A EBA - Escola Profissional Beira Aguieira, de Penacova, no âmbito do Projeto Erasmus+ KA229 “Para um Turismo Consciente e Inclusivo na Europa”, o qual também coordenado por esta mesma escola, esteve no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, mostrando e partilhando às escolas parceiras que vieram visitar, as boas práticas no que se refere à temática do Turismo Inclusivo e Sustentável, enaltecendo o trabalho que se faz diariamente no Parque Biológico.
De várias cidades Bulgária, Espanha, Grécia, Itália e Lituânia, e também de Penacova, os professores e alunos que integravam esta visita em grupo, ficaram rendidos pela inclusão e inovação que se vêm e fazem sentir naquela que é considerada a maior mostra de biodiversidade e biofilia do país, e a maior atração turística da região centro.
“O grupo integrava 50 pessoas, as quais se encontravam motivadas e com muita curiosidade para conhecer o Parque Biológico Serra da Lousã”, indicou Mailing Méndez, Professora de Inglês e Espanhol, Embaixadora da eTwinning School, e membro da Equipa Internacional de Projetos.
Os visitantes internacionais tiveram assim a oportunidade de observar algumas profissões, quase extintas, como a de oleiro, cesteira, tecedeira, sapateiro, bem como a interação dos utentes que estão a desempenhar e a aprender estes ofícios tradicionais, promovidos e trabalhados diariamente pelo Museu Vivo de Artes
“A magia do Sandro e a Berta (ursos pardos), foi crucial para reforçar o interesse dos visitantes, os quais também se deliciaram com a majestosidade dos linces ibéricos. Não poderíamos terminar da melhor maneira, a não ser com a simpatia e o sorriso mais famoso do sem igual Chico, o burro mais antigo do Parque. A EBA agradece, desde já, todo o acolhimento manifestada pela fantástica Equipa do Parque Biológico e pelo nosso incrível guia Francisco”, salientou a coordenadora do projeto.
Este Projeto Erasmus+ KA229, tem como objetivos primordiais a partilha de boas práticas, designadamente, na área do turismo sustentável, a preservação da região e a promoção da Escola Profissional Beira Aguieira como uma eco escola internacional, e de empresas, instituições e organizações que sejam locais promotores dessas boas práticas.
A Fundação ADFP assume com distinção que a divulgação, reconhecimento e o alcance internacional do trabalho que tem desenvolvido, salientam cada vez mais o seu destaque e importância a nível educacional, como promotora os ofícios e tradições do país, como entidade empregadora inclusiva e eclética, e como modelo de instituição com um Projeto de Turismo com Propósito Social, cada vez mais visitado.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: