Animação de loading

Noite Europeia dos Museus - Espaço da Mente - Tertúlia

Dia 16 de maio, no Parque Biológico da Serra da Lousã

O Espaço (da) Mente, em Miranda do Corvo, associa-se às comemorações da Noite Europeia dos Museus, com um programa especial na noite de 16 de maio.

A programação para esta noite arranca pelas 20h00, com um jantar tradicional no Restaurante Museu da Chanfana, seguindo-se uma visita ao Espaço (da) Mente. Pelas 21h45, terá início uma tertúlia com o tema "Etnografia - a voz de um povo", com a participação da Dra. Zulmira Gonçalves, Diretora do Serviço de Bens Culturais da Delegação Regional de Cultura do Centro, e do Dr. Jaime Ramos, Presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP.

Aberto ao público em 2015, o Espaço
​ ​
(da) Mente é um espaço museológico e etnográfico ​que integra o
Ecomuseu de Miranda do Corvo, instalado no Parque Biológico da Serra da Lousã​. Além de
um planetário para observação da imensidade do universo​,​
​d​
o espólio fazem parte um conjunto de peças, que ilustram um conjunto de narrativas que vão desde o aparecimento da vida até à morte da pessoa, mostrando a evolução do homem desde o habilis ao sapiens.

O Ecomuseu, enquanto projeto da Fundação ADFP funciona também como resposta social, dando emprego a pessoas com deficiência e doença mental.


Sobre a Fundação ADFP:

A Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, é uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, criada em 1987 e sediada em Miranda do Corvo.

A Fundação ADFP investe em pessoas através da criação e inovação de respostas sociais, orientadas para o convívio intergeracional. Trabalha na integração de crianças, jovens, mães vítimas de maus tratos, idosos, minorias étnicas, pessoas com deficiência e/ou doença mental, bem como na promoção do desenvolvimento local sustentado.

Mais informações em: www.fundacao.adfp.pt



Sobre a Noite Europeia dos Museus:

A Noite Europeia dos Museus, que este ano se celebra a 16 de maio, foi criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação. A data antecede o Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, que se assinala anualmente a 18 de Maio, através da organização de diversas atividades.

“Museus para uma sociedade sustentável” é o tema proposto para 2015 que visa promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza.


Custo de participação de 10 €, com jantar e entrada no Espaço da Mente incluídos.

Comentários