Animação de loading

Ministro da Saúde visitou Fundação ADFP

Para conhecer política de integração da doença mental

Paulo Macedo, ministro da Saúde, visitou a Fundação ADFP de Miranda do Corvo, para conhecer a instituição e, sobretudo, a sua política de integração da doença mental, na tarde de sábado, dia 23 de Fevereiro.

A convite de Jaime Ramos, presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP, o governante foi recebido no Parque Biológico da Serra da Lousã por todas as autoridades mirandenses, entre as quais a autarca Fátima Ramos, o Presidente da Assembleia Municipal Mário Ricardo, e por elevado número de funcionários e amigos da instituição. Integrando a comitiva ministerial estavam José Tereso e Fernando Almeida da Administração Regional de Saúde.

Paulo Macedo saudou os trabalhadores do Parque, visitou uma a uma as oficinas do Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais e a Loja de Artesanato. A larga maioria destes colaboradores da ADFP são pessoas com necessidades especiais, deficientes ou doentes mentais graves.

Recordamos que a Fundação tem obtido vários prémios nacionais devido as suas iniciativas na integração de pessoas vítimas de exclusão social e laboral.

Paulo Macedo passou de seguida pela Residência Cruz Branca e Residência Esperança, destinadas a doentes mentais, e passou pelo prédio do Cinema onde esta instalada uma Unidade de Vida Apoiada.

O Ministro deslocou-se depois  ao Centro Social Comunitário, onde as crianças da Residência Fraternidade (Lar de Infância e Juventude) o aguardavam no hall da entrada.

O membro do Governo foi depois recebido pelos idosos da residências Sabedoria e pelo Grupo Coral da Universidade Sénior que tem obtido diversos prémios nacionais nomeadamente nos concursos d cultura geral das Universidades Seniores a nível nacional.

Jaime Ramos levou o ministro da saúde a vários departamentos administrativos, onde estão integrados funcionários com deficiências motoras e outras em cargos de responsabilidade. Depois, o ministro esteve na área da saúde mental, inteirando-se da forma como os doentes psiquiátricos vindos do Lorvão e de Arnes estão integrados na instituição.

Paulo Macedo também visitou a unidade de Fisioterapia , Ginásio e as residências Gratidão e Coragem do Centro Social Comunitário, antes de rumar á Residência Cristo Redentor no Centro Social do Senhor da Serra a , onde estão em fase de conclusão  as obras do novo polo do CAO (Centro de Apoio Ocupacional) destinadas a um fórum psiquiátrico.

No decorrer da Visita o Ministro mostrou-se satisfeito pela forma humanizada e integrada como a Fundação ADFP apoia, de forma inovadora, os doentes mentais.

Esta visita do ministro vem no seguimento da visita realizada há meses pelo Secretário de Estado da Saúde que teve palavras muito elogiosas para a qualidade do trabalho realizado pela fundação ADFP, que o membro do Governo considerou uma referência nacional e ao melhor nível internacional.

No decorrer da visita não houve nenhuma referencia á intenção da ADFP construir um Hospital medico cirúrgico. Esta intenção, segundo Jaime Ramos, é uma decisão da responsabilidade da fundação que depende unicamente do apoio que a instituição tiver por parte da Câmara e assembleia municipal e que, nesta fase de projeto não depende de qualquer contacto com o Governo.

Sabe-se que vereadores da Câmara e Deputados da Assembleia Municipal tencionam visitar alguns hospitais a funcionar, de entidades sem fins lucrativos, para decidirem sobre o apoio a conceder á fundação.

Comentários