Animação de loading

Loureiro, Laurus nobilis

Planta do mês

O loureiro é uma das árvores mais conhecidas da flora portuguesa devido à utilização das suas folhas na cozinha tradicional é laureado como “Planta do mês” no Parque Biológico da Serra da Lousã.

Laurus nobilis é uma árvore que pode atingir os 10 metros e que se encontra abundantemente em Portugal no centro e norte em bosques de clima ameno, sem geadas prolongadas.

Apresenta flores amarelas-claras, durante os meses de Fevereiro a Abril e no início do Outono inicia-se a maturação dos frutos. Os frutos são pequenos, em forma de baga, que quando estão maduros apresentam cor preta. As suas folhas, com cerca de 12 cm são verde-escuras e lustrosas na face superior.

Desde a Antiguidade que esta espécie é utilizada para distinguir os vencedores ou as personalidades que se distinguiam em atividades culturais. O termo laureado deriva justamente do nosso científico desta espécie: Laurus.

No Parque Biológico, são plantados todos os anos vários loureiros modo a preservar e proliferar esta espécie. A equipa do Parque, convida todos os visitantes a procurarem esta espécie entre a flora do parque e observar a sua evolução ao longo das épocas. O Parque encontra-se aberto todos os dias das 9h-19h, durante este mês de setembro. Aguardamos a sua visita!

Comentários